Conheça as espécies mais importantes de Caboclinhos
11 Jan, 2024
Por que essas lindas aves são conhecidas como Caboclinhos? Para entendermos melhor, precisamos viajar um pouco pela história.
O nome Caboclinho é genuinamente popular e se deu início com as primeiras descrições da espécie Sporophila bouvreuil. Nos primeiros relatos desta espécie em nosso país, feitas pelo pesquisador Johann Natterer, entre 1817 a 1835, estas aves foram relacionadas como Caboclinhos, pois assim eram conhecidas popularmente. E assim se manteve na publicação de um importante livro que descrevia as diferentes espécies de aves brasileiras, o Ornithologie Brasiliens, elaborado por August von Pelzeln em 1871.
A partir daí, o nome Caboclinho se estendeu a outras aves de seu gênero. Acredita-se que o motivo para esse nome popular se deve ao fato de sua cor acobreada, em tons de marrom e/ou canela, que lembram a cor dos nossos “caboclos” (descrita dessa forma pelos dicionaristas da época). Atualmente, existem 11 espécies de aves conhecidas popularmente como Caboclinhos, e todas elas são filogeneticamente muito próximas.
A maioria das espécies de Caboclinhos foi descrita nos séculos XVIII e XIX, quando os taxonomistas usavam como referência, a aparência externa, o canto, o hábitat e o comportamento das aves para diferenciá-las. Para todas as espécies de Caboclinhos, o seu esqueleto é idêntico, de forma que não é possível distingui-las apenas pela análise de seus ossos. Com isso, o nome popular “Caboclinho” costuma destacar seu principal traço físico, a marca registrada que faz os taxonomistas reconhecê-la em meio a espécies semelhantes. O Caboclinho-de-papo-escuro tem, por exemplo, uma mancha negra abaixo do bico e o Caboclinho-branco é a espécie com mais quantidade de plumagem com coloração mais clara, tendendo ao branco. Os Caboclinhos, em geral, são conhecidos como delicados gorjeadores, sendo o seu canto composto por melodias suaves, agradáveis e com variadas notas.
Os Caboclinhos, assim como ocorre com outras aves do gênero Sporophila, também são mencionados popularmente por papa-capins, já que são aves granívoras que dependem quase que exclusivamente de diferentes espécies de capins nativos, pois além das sementes, que são seu principal alimento, também fazem seus ninhos entre os ramos deste tipo de vegetação. O nome científico Sporophila (do gênero), também tem a ver com sua preferência alimentar, pois significa amigo das sementes. Os locais preferidos dessas aves são os capinzais conhecidos como paludícolas, ou seja, encontrados em áreas úmidas, próximos a brejos e áreas encharcadas.
Muitos das espécies de Caboclinhos são migratórias, ou seja, viajam para o norte do país durante o inverno e retornam a caminho do sul na primavera. Em sua rota migratória, somente algumas espécies são avistadas no estado de São Paulo. Neste processo de migração, os remanescentes de capins nativos são muito importantes, pois servem de abrigo e fornecem alimento às aves durante a viagem. Desta forma, a degradação das áreas naturais onde ocorrem estes capins nativos é um fator importante para o declínio da população dessas aves.
Logo abaixo, conheça as principais espécies de Caboclinhos, que estão ameaçadas de extinção:
1 - Caboclinho – Sporophila bouvreuil