Gavião-Real: Saiba mais sobre uma das maiores aves de rapina do mundo
19 Aug, 2021

Não é à toa que a harpia é considerada uma das maiores e mais pesadas aves de rapina do mundo: essa espécie pode atingir mais de um metro de altura, envergadura de 2,5 metros e pesar até 12 quilos.
Há quem diga que ela é tão grande que até parece ser uma pessoa fantasiada! Rs
Vamos conhecer um pouco mais sobre ela?
De nome científico Harpia harpyja e também conhecida como Gavião-rei, esse é um pássaro que pode ser encontrado ao longo de quase toda a América Latina, onde raramente aparece em áreas abertas e vive em árvores altas dentro da mata.
Os principais locais são o México, a Bolívia, o norte da Argentina e, é claro, no Brasil. Segundo o Aves de Rapina Brasil, elas podem ser encontradas na região amazônica e em alguns trechos de Mata Atlântica da região sudeste, especialmente no sul da Bahia e norte do Espírito Santo.
Apesar do tamanho, esse animal fica muito bem camuflado na imensidão da floresta e no topo das árvores, onde espera discreta e pacientemente para capturar suas presas.
Normalmente, ela captura e se alimenta de serpentes e mamíferos de médio e pequeno porte, como filhotes de veado, tatus, bichos-preguiça e espécies de macacos como o bugio.
De acordo com estudos, hoje existem cerca de 50 mil harpias restantes no mundo, e organizações como o Projeto Harpia, criado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, realizam o dedicado trabalho de conservação da espécie.
Infelizmente, suas populações estão em declínio crescente devido à perda de habitat ocorrida a partir do desmatamento e à perseguição direta de caçadores em busca desta ave formidável.
Uma curiosidade: por causa de seu tamanho e ferocidade impressionantes, os primeiros exploradores europeus da América Central nomearam estas águias como harpias, um ser grandioso e misterioso que faz referência à mitologia grega.
Para os gregos antigos, as majestosas harpias eram criaturas representadas ora como formosas e sedutoras mulheres com longas unhas, ora como terríveis monstros com corpo de ave de rapina, rosto de mulher e seios!