Alguns dos benefícios da amizade entre Pets e Pessoas
22 Jul, 2021
Animais de estimação são leais, divertidos e extremamente carinhosos. Em homenagem ao Dia do Amigo, no dia 20 de Julho, não poderíamos deixar de falar sobre a amizade entre nós e nossos amados bichinhos!
Você se sente melhor depois de passar algum tempo com seu pet, não é?
Pois saiba que existe uma explicação científica para isso!
Uma pesquisa realizada pela Mars Petcare, em parceria com o Human Animal Bond Research Institute (HABRI), nos Estados Unidos, mostrou como a presença de um pet na família pode trazer inúmeros benefícios para todos, uma vez que ajuda na socialização de crianças e é uma excelente companhia durante a terceira idade.
Não é à toa que nós, da NuTrópica, somos apaixonados por animais: a convivência com eles aumenta significativamente a produção dos “hormônios da felicidade”, como são conhecidas a serotonina e a dopamina, nos ajudando também a reduzir os sentimentos dolorosos de ansiedade e solidão.
A presença deles diminui a nossa pressão arterial, melhora o nosso humor e nos traz grandes momentos de alegrias. Dessa forma, uma qualidade de vida melhor é garantida!
Ter um pet também é a melhor maneira de te incentivar a praticar exercícios físicos, que são essenciais para o melhor equilíbrio da sua saúde física e mental. Seu companheiro ainda pode te ajudar a prevenir contra doenças alérgicas e respiratórias, além de auxiliar no controle de depressão e ansiedade.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 132 milhões de animais de estimação, sendo o 4º lugar no mundo em quantidade de pets. Essa conta inclui cães, gatos, aves, peixes e outros, como répteis e pequenos mamíferos. Ainda conforme o Instituto, 44,3% dos lares têm pelo menos um cão, e 17,7% têm ao menos um gato.
É importante lembrar que ter um bichinho traz momentos inesquecíveis para seus dias, mas também é uma enorme responsabilidade. Ele necessita muito de nossa empatia, atenção e, acima de tudo, paciência.
Assim como nós, cada um possui sua própria personalidade e merece respeito durante toda a vida, especialmente nos momentos iniciais de adaptação ao ambiente e às pessoas (ou outros bichos) ao seu redor, e também durante seus últimos anos de vida.