Por que as aves formam um V ao voar em bando?
10 Jun, 2021
Você já notou que as aves costumam formar um formato de “V” quando estão voando com seu bando?
A resposta por trás desse fenômeno é, na verdade, bastante simples. Não é novidade que as aves na natureza trabalham sempre com a maior precisão e organização possíveis.
Nesse caso, o que acontece é que elas precisam adotar essa estratégia para poupar energia para conseguirem percorrer longas distâncias, algo extremamente comum entre as chamadas “aves migratórias”, que se deslocam para encontrar alimento e boas condições meteorológicas.
Talvez você tenha percebido em algum momento que o pássaro liderando o caminho aparenta fazer muito mais esforço do que os outros, batendo as asas mais vezes e com maior velocidade.
Quando a ave na ponta do bando bate as asas, um vácuo é formado atrás dela, ajudando todas as que a acompanham a planar mais facilmente e por mais tempo. Para que ela não se canse durante o trajeto, o grupo costuma revezar para que outra ave assuma a dianteira, enquanto o último líder fica para trás, para diminuir o esforço.
Um estudo realizado no Centro Nacional de Pesquisa Científica de Villiers, na França, comprovou que a aerodinâmica nessa estratégia mostra, na prática, como o trabalho em equipe é importante para a sobrevivência animal.