========== MAIN ========== -->

Tiriba-de-Peito-Cinza tem a melhor temporada de reprodução

01 Apr, 2021
Tiriba-de-Peito-Cinza tem a melhor temporada de reprodução

Notícias boas merecem sempre ser compartilhadas, não é?!

É por isso que hoje apresentamos os resultados alcançados pela Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis), cujo trabalho foi responsável pela melhor temporada de reprodução dos últimos anos da espécie Periquito-de-cara-suja (Pyrrhura griseipectus), conhecida também como Tiriba-de-peito-cinza, considerada o psitacídeo mais ameaçado de extinção do Brasil.

Na última temporada reprodutiva, foram registrados 561 ovos em ninhos artificiais, a melhor marca desde o início do projeto, em 2010. Agora em 2021, de acordo com os dados parciais,190 filhotes já nasceram nestes ninhos, com expectativas de superar o ano passado.

De acordo com Fábio Nunes, coordenador e biólogo do projeto, a reprodução desta ave acontece uma vez por ano, especificamente durante o período chuvoso. Ao todo, são 83 caixas-ninho instaladas pela ONG, em 33 propriedades de Guaramiranga, município do Ceará.

Este método, que consiste em proporcionar melhores condições para a ave se reproduzir, adotado especificamente para a preservação da espécie, foi fundamental para evitar o completo desaparecimento da ave. Em 2010, a situação da reprodução do Periquito-de-cara-suja era mais crítica do que se imaginava, com uma população inferior a 250 indivíduos, em vida livre.

Existem dois fatores que têm prejudicado a reprodução desta espécie: o desmatamento, uma vez que ele usa as cavidades presentes em árvores para se reproduzir; e a captura, por ser uma ave muito vendida e que se torna dócil quando criada desde filhote.

A partir de registros e relatos, notou-se que esta espécie vem desaparecendo em pelo menos 15 áreas do Nordeste, em estados como Pernambuco e Bahia, ainda que existam fortes indícios de que possam ter ocorrido também na Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas.

Desde 2010, o projeto proporcionou um aumento de 1.533 de indivíduos na população. Apesar de permanecer “em perigo” na lista de espécies em extinção, esse resultado permitiu que avançasse um grau – anteriormente, o seu status era de “criticamente ameaçado”. Das aves brasileiras, apenas o Periquito-de-cara-suja e a Arara-azul estão em crescimento populacional, enquanto o restante está estável ou em declínio.

A Aquasis continua recebendo doações de caixas-ninhos, e você pode contribuir para essa e diversas outras causas entrando em contato através do Instagram da empresa, @ongaquasis!