========== MAIN ========== -->

Saiba mais sobre o banho das aves

18 Feb, 2021
Saiba mais sobre o banho das aves

Além de ser uma atividade prazerosa, um banho fresquinho é sempre bom para a saúde da sua ave e deve ser incentivado com frequência!

Alguns dos benefícios incluem manter a higiene dela em dia, removendo a sujeira e mantendo as penas e pele da sua ave sempre bem limpas e saudáveis. Além disso, o banho auxilia no controle de parasitas externos e, na época reprodutiva, mantém os ovos com a umidade ideal durante seu período de choco. É difícil não se sentir mais feliz e menos estressado depois de um banho relaxante, não é? Com as aves, a sensação de prazer é a mesma!

Não é à toa que este é um comportamento considerado natural. Muitas espécies de aves, inclusive, tomam a decisão de se banharem sozinhas, sem precisar de ajuda, lembrete ou incentivo. Para isso, basta fornecer a elas um local adequado e confortável, onde elas possam entrar e sair livremente, com segurança.

Mesmo assim, você não precisa se preocupar caso note que isso não está acontecendo, ou nunca aconteceu, com sua ave. É comum que nem todas elas se sintam imediatamente confortáveis com o banho. Para ajudar, você pode estimulá-la tornando o ambiente o mais natural e aconchegante possível. Você pode utilizar borrifadores para refrescá-la ou oferecer verduras bem molhadas para que ela tenha a sensação de estar na natureza, após uma chuva.

Manter o ambiente onde sua ave vive sempre limpo e arejado é essencial para contribuir com a higiene dela e mantê-la saudável, de modo geral. Isso inclui ficar de olho e manter sempre limpos os comedouros, bebedouros, poleiros, fundo da gaiola e também os seus brinquedos.

Ao tomar banho, sua ave irá molhar tudo ao redor. Assim, recomendamos que você coloque uma banheira (ou um pote fundo o suficiente para que ela caiba inteira) em um local firme e posicionado dentro da gaiola, longe dos poleiros e comedouros. Desta forma, a banheira não irá molhar o alimento da sua ave. Depois do banho, lembre-se de recolher a banheira para que ela não corra o risco de beber água suja.

É importante que você procure evitar os banhos na sua ave nos dias com temperaturas mais baixas ou com a presença de correntes de vento no ambiente. Se possível, deixe-a se secar ao sol, mas sempre sob sua supervisão. O banho de sol não irá apenas relaxá-la, mas também será importante para a manutenção da sua saúde. Dez ou quinze minutinhos de banho de sol por dia são suficientes para que ela consiga sintetizar vitamina D, essencial para a absorção do cálcio presente nos alimentos.