========== MAIN ========== -->

Saiba como escolher a ave mais apropriada para você

05 Jul, 2018
Saiba como escolher a ave mais apropriada para você

Se você decidiu ter uma ave como companhia, é preciso analisar alguns pontos com muita calma para escolher a ave ideal para você. Um dos principais pontos é quanto tempo você terá disponível para a sua ave, tanto para brincar quanto para cuidados essenciais, como a limpeza da gaiola e troca diária de alimento e água. As aves também precisam de entretenimento, por isso recomenda-se reservar um tempo diário para interagir com a sua ave. Não se esqueça que algumas espécies de aves possuem uma expectativa de vida relativamente alta, podendo perdurar por gerações da família.

Existem muitas espécies de aves, e dentre as mais populares como animais de estimação destacam-se os psitacídeos: papagaios, calopsitas, periquitos, araras, entre outros. Algumas espécies de psitacídeos se apegam mais facilmente a um único membro da família; outras tendem a dividir o seu amor entre todos os familiares. Se optar por uma que se aproxima mais de uma pessoa, é importante que essa pessoa esteja disposta a dedicar mais tempo ao animal. A interação social, seja com você ou com outras aves, é muito importante para a saúde de cada indivíduo, combatendo o estresse e evitando problemas de saúde.

Por serem espécies diferentes, que possuem hábitos, necessidades e comportamentos completamente distintos, os alimentos, acessórios e gaiolas precisam ser compatíveis com a espécie escolhida. Pesquise e busque orientações sobre as necessidades específicas da ave que pretende adquirir, pois você precisa estar preparado para dar todo o suporte, alimentação e espaço que seu novo companheiro precisará para ter uma vida saudável e confortável.

A maioria das espécies de aves costumam viver em casais ou pequenos grupos, por isso ter um companheiro pode ser interessante. Porém é aconselhável que as duas sejam criadas juntas desde o princípio, pois apresentar uma nova ave pode causar atritos quando a outra não está acostumada com outros indivíduos. Além disso, busque sempre manter aves da mesma espécie juntas, ou buscar espécies que tenham comportamento compatível e com tamanho semelhante. É natural que uma delas seja a ave dominante caso elas fiquem na mesma gaiola, que deve ter espaço para comportar os dois indivíduos. Se a sua intenção é treiná-las e ensinar truques, faça isso em separado, com uma ave de cada vez, sempre recompensando e estimulando positivamente quando cada ave repetir o comportamento desejado.