========== MAIN ========== -->

Confira algumas dicas para adestrar a sua calopsita

12 Nov, 2020
Confira algumas dicas para adestrar a sua calopsita

Quem é que não gosta de se divertir e aprender coisas diferentes com o seu pet, não é mesmo? Ensinar truques para os nossos companheiros é uma das maneiras mais prazerosas de se passar o tempo, e os laços criados a partir dessa experiência são muito especiais para ambos os lados.

O que muitas pessoas não imaginam é que as Calopsitas são incrivelmente animadas, inteligentes e também podem aprender a fazer vários truques!

Assim como com qualquer outro bichinho de estimação, você precisa dedicar tempo e respeito nas suas interações. As Calopsitas precisam de treino, atenção e bastante paciência para aprender todos os truques que você quiser ensinar a elas.

É essencial respeitar o tempo, o temperamento e o humor da sua ave na hora da brincadeira. Se notar que a sua Calopsita está muito dispersa ou agitada, querendo fazer outra coisa, não force o aprendizado, está bem?

Para começar com o pé direito, é importante também escolher um local onde ela já esteja habituada, pois desta forma se sentirá segura e terá confiança em você na hora de fazer o truque. Evite ao máximo distrações durante o período dos exercícios e aos poucos faça com que ela se acostume à presença de outras pessoas da família na hora da brincadeira.

Aposte no reforço positivo! Este é o nome da técnica onde recompensamos o pet com um petisco sempre que fizer o esperado. Por exemplo, quando ela conseguir subir no seu dedo, ofereça a ela um petisco imediatamente, repetidas vezes, até que ela se acostume com o truque. Só não se esqueça que a NuTrópica® tem o alimento que a sua ave adora, hein?!

Além disso, é importante que você saiba que as aves possuem um metabolismo bem acelerado, portanto é comum que elas se sintam cansadas da brincadeira com facilidade. É nestas horas que você precisa entender e respeitar o seu comportamento. Caso ela não queira continuar, é preciso devolvê-la para a sua gaiola, viveiro ou lugar de segurança, onde possa descansar, tomar água e se alimentar.

Prefira treiná-la quando ela estiver calma e não faça sessões muito longas! É aqui que você precisa ficar atento e ser paciente, sem tentar forçá-la ou puni-la.

Lembre-se: o principal objetivo de ensinar alguns truques para a sua Calopsita é, no final das contas, poder passar mais tempo com ela. Se ela não aprender algum truque, não tem problema. O importante é vocês se divertirem juntos!