========== MAIN ========== -->

Saiba quais são as 5 aves mais presentes no Brasil

30 Oct, 2020
Saiba quais são as 5 aves mais presentes no Brasil

Todos nós sabemos que o Brasil possui uma das biodiversidades mais ricas do planeta, não é?

Dentro dela, existe uma enorme quantidade de aves, chegando ao número de 1.919 espécies, sendo que algumas delas são endêmicas (encontradas apenas no nosso país), assim como outras estão ameaçadas de extinção.

Este número impressionante de espécies nos coloca entre os três países com as maiores diversidades de aves do mundo, ao lado da Colômbia e do Peru.

A NuTrópica® decidiu apresentar as cinco aves mais presentes no país, junto com algumas de suas características mais marcantes e reconhecidas.

Bem-te-vi (Pitangus sulphuratus)
Um dos pássaros mais populares do nosso país, pode ser encontrado facilmente em cidades, matas e plantações, de maneira que você com certeza já ouviu os característicos sons que ele emite!
Seu nome popular é conhecido justamente porque seus sons parecem a enunciação das sílabas “bem-te-vi”.
Além do canto, você pode identificar essa ave ao notar que o dorso do corpo apresenta plumagem parda e a barriga tem a cor amarela. A garganta e a região acima dos olhos apresentam uma listra branca. Também tem um topete amarelo, visível somente quando o animal está em estado de alerta, em situações como a presença de predadores e outras possíveis ameaças.


Sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris)
Considerada a ave símbolo do Brasil e do estado de São Paulo, representa ainda nossa fauna ornitológica, ou seja, o conjunto das aves de uma região.
Essa ave tem a plumagem parda, com o ventre de cor vermelho-ferrugem, levemente alaranjada. Seu bico é amarelo escuro, e o canto, que pode ser escutado durante o período reprodutivo, é conhecido por ser melodioso e apreciado por muitas pessoas.


Rolinha-roxa (Columbina talpacoti)
É encontrada com muita facilidade nas grandes cidades brasileiras, por ser uma das primeiras espécies nativas que se adaptou ao meio urbano.
O macho tem plumagem marrom avermelhada e a cabeça é cinza azulada; a fêmea é toda parda. Em ambos os sexos, você notará vários pontos de cor preta na região das asas.


Pardal (Passer domesticus)
Você sabia que esse é um pássaro proveniente de Portugal? Por isso é considerado exótico, introduzido em nosso país por volta do ano de 1903.
Atualmente, essas aves estão invadindo o espaço rural e, em alguns casos, até mesmo começando a prejudicar a atividade agrícola, pois causam prejuízos em pomares e plantações de cereais.
Já em algumas cidades, como São Paulo, a sua população está diminuindo, sendo substituída em alguns casos pelo Periquito-rico (Brotogeris tirica).


João-de-barro (Furnarius rufus)
Quem nunca ouviu a bela “gargalhada” dessa ave? Ou encontrou um de seus ninhos em árvores ou até mesmo em postes?
Ela é considerada uma espécie muito trabalhadora e inteligente graças à construção de seu clássico ninho de barro, que possui a forma de um forno. Normalmente, passa muito tempo no solo, caminhando lentamente ou alternando com pequenas corridas.
Sua plumagem é marrom avermelhada e possui penas mais claras que se diferenciam do restante de sua cabeça, dando a impressão de ter uma sutil sobrancelha. Um fato interessante sobre essa ave é o fato de ela deixar o observador chegar bem perto de onde estiver, sem se sentir ameaçada, sem atacar ou até mesmo fugir.


Quantas dessas espécies você já conhecia ou ouviu por aí?