========== MAIN ========== -->

Você já ouviu falar sobre a Ararajuba, esta linda ave, completamente brasileira?

22 Oct, 2020
Você já ouviu falar sobre a Ararajuba, esta linda ave, completamente brasileira?

A Ararajuba (Guaruba guarouba) é encontrada exclusivamente no Brasil, nos estados do Pará e do Maranhão. Ainda durante a década de 1990, houve registros de sua presença em Rondônia e extremo norte do Mato Grosso, porém não foram mais vistas nestas áreas.

Esta ave inconfundível mede até 35cm de comprimento e tem uma bela plumagem amarelo-ouro, com a ponta das asas coloridas de verde-oliva - as clássicas cores da nossa bandeira! Aliás, por causa dessa característica, ela já esteve perto de ser considerada a ave símbolo do país, mas acabou perdendo para o Sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris) que tem distribuição geográfica muito maior em nosso país. De qualquer forma, ela continua sendo uma belíssima representação do nosso país, não é?

Embora nem todos os hábitos desta espécie em vida silvestre sejam completamente conhecidos, alguns comportamentos, hábitos de reprodução e alimentação já foram descritos.

Pertencente à ordem dos Psittaciformes, família Psittacidae - a mesma dos Papagaios e Araras - essas aves alimentam-se de sementes, frutos oleosos, frutas e flores. Normalmente se reúnem em grupos muito sociáveis e cooperativos de até 40 indivíduos, divididos em bandos de tamanhos menores, com 4 a 10 indivíduos. Enquanto algumas Ararajubas preferem buscar alimentos e realizar outras atividades nas partes mais baixas das árvores, muitas se colocam sobre a copa florestal, atuando como se fossem guardiãs e vigias.

Quando precisam lidar com intrusos, são bastante territorialistas. É comum que, durante a época reprodutiva, expulsem de sua área de nidificação (o local em que construíram seu ninho), outras espécies de aves, como tucanos e papagaios, com agressivos ataques e intensa vocalização. Apesar deste comportamento defensivo, são extremamente colaborativas entre si e é muito comum observarmos os filhotes serem cuidados e alimentados por vários indivíduos do bando, não apenas por seus pais.

A população total desta espécie certamente nunca foi muito grande, porém hoje em dia é ainda menor. Estima-se que não haja mais que 3 mil indivíduos, e este pequeno número está em declínio. A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) a classifica como Ameaçada, e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) como Vulnerável.

As principais ameaças à sua existência são especialmente a destruição das florestas onde vivem e também o tráfico de aves silvestres. Sua área de ocorrência diminuiu em 40% em relação à original, e é nestas áreas que são verificados os mais altos índices de desmatamento na Amazônia.

Os esforços para garantir a preservação da Ararajuba se concentram nas seguintes unidades de conservação nacionais: Estação Ecológica da Terra do Meio, Floresta Nacional Caxiuanã, Floresta Nacional Itaituba I, Floresta Nacional Itaituba II, Floresta Nacional Tapajós, Parque Nacional da Serra do Pardo (PA); Parque Nacional da Amazônia (AM); Floresta Estadual Rio Preto/Jacundá² (RO) e Reserva Biológica do Gurupi (MA).