========== MAIN ========== -->

O mundo dos Trinca Ferros: Saiba um pouco mais sobre eles

21 Aug, 2020
O mundo dos Trinca Ferros: Saiba um pouco mais sobre eles

O Trinca Ferro, nome científico Saltator similis, é uma das espécies de aves mais conhecidas e apreciadas pelos Criadores brasileiros, e hoje a NuTrópica® te convida a conhecer um pouco mais sobre ele! Vamos juntos?

Em primeiro lugar, você sabe por que esta ave é chamada popularmente de Trinca Ferro?

Isto se deve ao fato de que uma das suas características físicas mais marcantes é o seu bico negro e bastante forte. Entretanto, dependendo da região do Brasil e do seu canto, ele também é conhecido por outros nomes populares, como Pixarro, Bico de Ferro, Tempera-viola, Chama-chico, entre muitos outros.

O Trinca Ferro é um dos pássaros silvestres mais apreciados pelos brasileiros, especialmente pelo seu canto. Ele é tão admirado que milhares de Criadores se reúnem fielmente nos torneios de canto, rodas e badernas que se espalham por diversas cidades brasileiras, ao longo dos meses mais quentes do ano. Em vida livre, esta espécie é normalmente encontrada em grande parte do Sul e Sudeste, além de partes do Centro-Oeste e Nordeste.

O que algumas pessoas não sabem é que o canto do Trinca Ferro é uma vocalização que serve de interação social entre eles e que possui diferentes finalidades como: alertar os demais sobre um predador, defender o seu território e, é claro, cortejar as fêmeas na época reprodutiva.

Curiosamente, não existem diferenças corporais entre os machos e as fêmeas: a única maneira de diferenciá-los, com exceção dos exames de sexagem, é perceber o canto do macho e o piado da fêmea. Ambos os sexos apresentam o dorso verde e a cauda e os lados da cabeça acinzentados. Exibem também uma longa listra branca acima dos olhos e a garganta toda branca. No abdômen, vemos a cor cinza nas laterais, passando do marrom alaranjado para o branco no centro da barriga. E suas asas são esverdeadas.

O Trinca Ferro é uma ave da Ordem Passeriformes e por isso mesmo podemos chamá-lo corretamente de pássaro. Ele tem em torno de 19-20 cm e o seu peso ideal é 43g, variando entre 39g e 47g. Esta informação é extremamente importante, pois a maioria dos donos e Criadores desta espécie não sabem que Trinca Ferros que pesam acima de 47g estão com sobrepeso ou obesos, e geralmente não terão sucesso reprodutivo.

Outra informação que muitos talvez ainda desconheçam é a alimentação do Trinca ferro em vida livre. Comumente, ele é considerado um pássaro onívoro, ou seja, que come praticamente de tudo. Entretanto, sabemos que o mais correto, atualmente, é classificá-lo como um pássaro fitófago. O que significa que a sua alimentação é composta, na sua maior parte, por frutos, brotos, flores e folhas, estas últimas sendo consumidas em grande quantidade.

Com o lançamento de NuTrópica® Trinca Ferro com Frutas no mercado brasileiro, no ano de 2007, nos tornamos pioneiros com o primeiro alimento extrusado específico que atende a 100% das necessidades nutricionais desta espécie. Foi estudando os Trinca Ferros por muitos anos que a NuTrópica® desenvolveu uma linha completa de Alimentos Super Premium pra eles.

Se você está interessado em ter ou criar um Trinca Ferro, sempre priorize sua alimentação e fique de olho na lista de ingredientes dos alimentos que irá oferecer, pois uma alimentação completa, balanceada e de Alta Qualidade é extremamente importante para garantir a saúde, o bem-estar e a longevidade da ave, e, além disso, o sucesso reprodutivo da espécie.

E aí, você já conhecia todos esses fatos sobre o Trinca Ferro?