========== MAIN ========== -->

Como saber se o seu hamster está estressado?

16 Jul, 2020
Como saber se o seu hamster está estressado?

Com seu tamanho reduzido, os Pequenos Mamíferos de estimação, como roedores, porquinhos da índia e coelhos, conquistaram seu espaço nos lares brasileiros e hoje são opções bastante comuns para quem quer ter um pet e não possui muito espaço disponível.

Apesar de serem geralmente dóceis e afetivos com seus donos, é muito comum que esses pets também sofram com o estresse. Podemos perceber alguns sinais de que os nossos pets não estão bem a partir de mudanças nos hábitos alimentares e comportamentais de cada um.

Um hamster estressado, por exemplo, pode passar a roer as grades da gaiola de forma compulsiva, se esconder por diversos lugares da casa com mais frequência e até mesmo tornar-se agressivo, mordendo os seus donos e fazendo barulhos que demonstrem sua raiva ou tensão.

Felizmente, é possível garantir o bem-estar de seu pet com pequenas e simples atitudes, seja ele um hamster, um porquinho da índia, um twister ou até mesmo uma chinchila.

Um dos cuidados mais importantes é proporcionar uma alimentação saudável, de alta qualidade e específica para cada espécie. Por isso, a NuTrópica® produz alimentos Super Premium com o que há de melhor e mais sofisticado em nutrição para pequenos animais.

Além de oferecer alimentação apropriada, estimule seu pet a brincar e a gastar energia com atividades físicas. Sendo assim, enriqueça seu ambiente com brinquedos como bolas, casinhas e túneis. É importante que o viveiro do seu pet seja espaçoso para que ele possa se movimentar com liberdade.

Outro cuidado essencial é deixar sempre por perto algo para o seu pet roer e poder desgastar os dentes. Como os dentes destes animais crescem continuamente, impedi-los de roer os brinquedos e outros materiais de madeira irá ocasionar feridas e abscessos em sua boca, fazendo com que parem de comer.

Vale lembrar, que nos dias de temperaturas mais elevadas, você deve deixar seu pet em um ambiente fresco e com temperatura agradável. Você poderá usar ventiladores ou até mesmo deixar uma garrafa com gelo próxima à sua gaiola. Assim você evita o chamado “estresse térmico” que pode, em casos mais graves, causar a morte do seu roedor.

Em conjunto com todos os cuidados básicos de alimentação e higiene, os Pequenos Mamíferos precisam de visitas regulares ao veterinário e muito amor e carinho para terem uma vida longa e saudável sem estresse.