========== MAIN ========== -->

Confira informações sobre o estresse nas aves

28 Jun, 2018
Confira informações sobre o estresse nas aves

As aves são animais bem sensíveis e também se estressam, é possível você notar o estresse através de algumas características que elas apresentam, alguns exemplos são o arrancar das próprias penas ou do seu companheiro de gaiola, a falta de apetite e o isolamento nos cantos da gaiola.

O estresse pode ser causado por diversos motivos como mudanças de ambiente, gaiolas inadequadas, barulhos constantes, falta de brinquedos e atividades, chegada de novos membros na casa, separações, falta de carinho e atenção, sujeira, ausência de um companheiro e principalmente do dono.

Mas é possível ter alguns cuidados com a sua ave para evitar esse tipo de comportamento, o principal deles é não deixar a sua ave na cozinha, as aves não devem ficar com as penas sujas ou com odor e a gordura dos alimentos pode impregnar nas penas, fazendo com que a ave as arranque. Outro problema é o teflon das panelas que pode soltar gases tóxicos. Ofereça brinquedos coloridos e coloque mais de um poleio para a ave se movimentar. Uma medida para amenizar a auto mutilação é colocar roupas na ave para que ela não alcance as próprias penas, caso o quadro avance é possível usar medicamentos antidepressivos sempre com o acompanhamento de um veterinário.