========== MAIN ========== -->

Confira algumas aves que você pode observar sem sair de casa

18 Jun, 2020
Confira algumas aves que você pode observar sem sair de casa

Durante o período de isolamento social, estamos aprendendo a enxergar o quanto os pequenos detalhes fazem a diferença em nossos dias e a NuTrópica®️ acredita que este é o momento ideal para prestarmos mais atenção na natureza. Você já tirou um tempo para observar as aves que estão próximas da sua casa?

Estamos no fim do outono, época propícia para atraí-las, uma vez que a oferta de alimento e água diminui na cidade. Por isso, se você deixar pequenos pedaços de frutas, sementes e água fresca na sua janela, varanda ou jardim, poderá receber a visita desses seres tão especiais!

Para ajudar na sua observação de aves ou “birdwatching”, nome usado hoje em dia para esta atividade, listamos abaixo algumas das espécies mais comuns que podem ser vistas nas cidades:

Periquito-rico (Brotogeris tirica)
Essa espécie é encontrada no meio de grupos barulhentos que conversam muito e que adoram se deliciar com diversas frutas. Assim como outras espécies de periquitos muito conversadores, também são chamados popularmente de maritacas.


Bem-te-vi (Pitangus sulphuratus)
É uma das aves mais comuns e muito conhecida pelo seu canto característico que originou seu nome popular. Gosta de água e tem uma dieta à base de frutas e insetos, acostumado a voar sozinho ou reunir-se em pequenos grupos.


Sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris)
É considerado uma das aves símbolo do Brasil, especialmente por causa do seu belo canto. Assim como o bem-te-vi, gosta de um bom banho. É onívoro, ou seja, se alimenta de vegetais e animais como frutas (mamão e banana) e pequenos insetos.


Cambacica (Coereba flaveola)
Ela se junta a outras espécies quando há oferta de alimentos e adora visitar as garrafas de água açucarada destinadas a atrair os famosos beija-flores.


Beija-flor-tesoura (Eupetomena macroura)
Faz parte de um dos grupos de aves mais típicos do continente americano, e é a menor e mais briguenta espécie da turma.


Rolinha-roxa (Columbina talpacoti)
Uma das primeiras espécies brasileiras a se adaptar ao meio urbano, costuma frequentar comedouros com quirera de milho e sementes, que são seu prato favorito.


Sanhaço-cinzento (Tangara sayaca)
Em geral, vivem em casais ou pequenos grupos e adoram frutas! Apesar de terem uma cor predominantemente cinza, suas asas possuem lindas penas azul turquesa. É uma das aves mais comuns do país, conhecida por realizar acrobacias em meio a disputa por frutas com outros pássaros.


Gavião-carijó (Rupornis magnirostris)
Por ter uma natureza predadora, essa espécie não vai a comedouros, mas pode ser visto voando em movimentos circulares ou sobre muros, árvores, fios e postes de iluminação. Além desta espécie, o falcão-de-coleira (Falco femoralis) e o carcará (Caracara plancus) são outras duas aves de rapina facilmente avistadas nas cidades.


Bico-de-lacre (Estrilda astrild)
É uma espécie exótica, proveniente da região sul da África e introduzida no Brasil através de navios negreiros durante o reinado de D. Pedro I. Prefere ficar em grupo, optando por lugares onde tem mato ou capim, e não costuma pousar em comedouros, preferindo copas de árvores e terrenos baldios.


Corruíra (Troglodytes musculus)
Muito comum, ocorre praticamente em todos os habitats abertos e semiabertos. Habita também os arredores de casas e jardins, inclusive no centro de cidades. Está sempre se escondendo em buraquinhos, correndo de um lado para o outro e tem o costume de visitar quintais ao invés de comedouros.

Diversas pesquisas mostram que observar as aves é uma atividade extremamente relaxante que pode ajudar a combater a depressão e a ansiedade. Por isso, saia na janela e se permita um momento de contemplação: encante-se pelas coisas belas que só a natureza pode te oferecer!