========== MAIN ========== -->

Saiba mais sobre os Papagaios ameaçados de extinção no Brasil

21 May, 2020
Saiba mais sobre os Papagaios ameaçados de extinção no Brasil

A NuTrópica® já contou como os Papagaios são admirados por serem extremamente encantadores e proporcionarem uma ótima companhia para a vida toda, mas isso não significa que eles estejam tão seguros quanto algumas pessoas podem imaginar.

Como mencionado em nosso blog anteriormente, existem no Brasil 12 espécies de Papagaio (gênero Amazona), e a metade delas corre risco de extinção, fazendo parte do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Papagaios (PAN Papagaios), coordenado pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

Mas o que realmente significa “correr risco de extinção”?

A extinção nada mais é do que o desaparecimento total de uma determinada espécie, vegetal ou animal, como os Papagaios nesse caso. Suas causas podem ser naturais ou decorrentes da atividade humana, e normalmente estão relacionadas à poluição, mudanças climáticas, destruição do habitat e introdução de novos predadores.

As espécies podem ser classificadas em oito categorias: extinta, extinta na natureza, criticamente em perigo, em perigo, vulnerável, quase ameaçada, pouco preocupante e deficiente em dados. De acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN, sigla em inglês), mais antiga organização internacional de preservação do meio-ambiente, se a espécie foi classificada em uma das duas primeiras categorias, ela é considerada extinta, e se está entre vulnerável e criticamente em perigo, corre risco de extinção.

De acordo com o ICMBio, cujo principal objetivo é proteger o patrimônio natural e promover o desenvolvimento socioambiental através da administração das Unidades de Conservação (UCs) federais, a família dos papagaios (conhecida como psitacídeos) é muito visada pelo tráfico de animais silvestres para abastecer o mercado de animais de estimação e sofre com o desmatamento ambiental, o que a coloca numa posição extremamente perigosa e frágil.

As seis espécies de Papagaios mais vulneráveis são:

Papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva);

Papagaio-charão (Amazona pretrei);

Papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea);

Papagaio-de-cara-roxa (Amazona brasiliensis);

Papagaio-chauá (Amazona rhodocorytha);

Papagaio-moleiro (Amazona farinosa).

Entre estas espécies, a população do Papagaio-chauá (Amazona rhodocorytha) é encontrada nas florestas, baixadas litorâneas, regiões altas do Alagoas até o Rio de Janeiro e o leste de Minas Gerais. Sua população sofreu uma redução considerável por causa da caça e das ações de desmatamento, o que dificulta a disponibilidade dos ocos de árvores para sua reprodução, assim como alimentos.

Já o Papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea), sofreu uma redução drástica com a diminuição das áreas florestais nas últimas décadas, especialmente por se reproduzirem sempre na mesma árvore. Infelizmente quando essa é derrubada, o casal geralmente não procria mais.

Podemos citar também o Papagaio-Charão (Amazona pretrei), ave típica do sul do Brasil, com ocorrência atual nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Hoje em dia, a captura de filhotes comercializados como animais de estimação tem sido o principal fator responsável pela ameaça de extinção desta espécie.

Faça a sua parte: conscientize sua família e amigos sobre a existência do comércio legalizado de aves silvestres no Brasil e apoie a preservação do meio ambiente como um todo!

Os Papagaios e o meio ambiente agradecem!