========== MAIN ========== -->

Confira quais são as espécies de Papagaios mais comuns no Brasil

07 May, 2020
Confira quais são as espécies de Papagaios mais comuns no Brasil

Bonitos, engraçados e alegres, os Papagaios são muito queridos pelos brasileiros. Eles têm origem nas Américas Central e do Sul, sendo o nosso país um dos mais ricos em espécies de Papagaios. Inclusive, após o Descobrimento, o Brasil foi chamado de Terra dos Papagaios por muitos anos, pois os europeus ficaram encantados com todo o colorido e a inteligência dessas aves.

Os Papagaios cativam a todos com sua personalidade divertida e brincalhona, e especialmente pelo fato de serem ótimos faladores. É esta característica que faz com que sejam uma das aves pet mais populares nos lares brasileiros.

Sobre a sua capacidade de fala, temos um fato curioso: machos e fêmeas têm a mesma habilidade. Isso se deve ao fato de que são aves extremamente sociáveis, que vivem em bando ou em casais, e utilizam a vocalização para se comunicarem entre si. Outra característica dos Papagaios é que não existem diferenças físicas externas entre machos e fêmeas.

Agora que já sabemos que o nosso país é um dos mais ricos em diversidade de Papagaios, você consegue lembrar alguma espécie?

De norte a sul e de leste a oeste, em cada canto do nosso país, onde existem áreas naturais conservadas, é possível encontrarmos Papagaios voando ou escutarmos sua forte e famosa vocalização. Cada Papagaio tem um nome popular que às vezes muda de um lugar para o outro, mas todos possuem um nome científico para serem reconhecidos em qualquer lugar do mundo.

Os Papagaios brasileiros são conhecidos pelo gênero Amazona. No total, encontramos doze espécies, são eles: Papagaio-do-mangue (Amazona amazonica), Papagaio Papa-cacau (Amazona festiva), Papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva), Papagaio-moleiro (Amazona farinosa), Papagaio-campeiro (Amazona ochrocephala), Papagaio-charão (Amazona pretrei), Papagaio-de-bochecha-azul (Amazona dufresniana), Papagaio-de-cara-roxa (Amazona brasiliensis), Papagaio-chauá (Amazona rhodocorytha), Papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea), Papagaio-dos-garbes (Amazona kawalli) e Papagaio-diadema (Amazona autumnalis).

Dentre as doze espécies citadas acima, a mais comum no país é o Papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva), encontrado do Piauí ao Rio Grande do Sul, e conhecido por ser o “melhor falador” entre todos. Ele é o famoso Louro ou Loro. Esta espécie mede entre 35 e 37 centímetros de comprimento e pesa cerca de 400 gramas. Um comportamento marcante dos Louros é que eles geralmente são bem ciumentos: são extremamente apegados a uma pessoa da família.

Outra espécie muito comum é o Papagaio-do-mangue (Amazona amazonica), que também pode ser conhecido como Curica. Este Papagaio ocorre nos estados de Mato Grosso, Goiás e Espírito Santo, e provavelmente essa espécie de papagaio foi a primeira a ser observada pelos portugueses na costa brasileira, sendo muito frequente nas aldeias indígenas para uso de suas penas na arte plumária.

Diversas organizações e instituições trabalham constantemente pela conservação dos Papagaios no Brasil. Ao todo, seis das espécies citadas (Papagaio-charão, o Papagaio-de-peito-roxo, o Papagaio-chauá, o Papagaio-de-cara-roxa, o Papagaio-moleiro e o Papagaio-verdadeiro) fazem parte do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Papagaios (PAN Papagaios), coordenado pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

Os Papagaios são tão queridos por todos que até ganharam uma data comemorativa em sua homenagem: 31 de maio é considerado o Dia Mundial dos Papagaios!