========== MAIN ========== -->

Zoo SP: Sua importância na educação, pesquisa e conservação de espécies

27 Mar, 2020
Zoo SP: Sua importância na educação, pesquisa e conservação de espécies

O Brasil abriga a maior biodiversidade do mundo, com cerca de 20% das espécies de fauna e flora existentes em todo o planeta. Essa exuberante riqueza em ecossistemas e espécies de nosso país oferece uma inesgotável fonte de benefícios para toda a humanidade, mas também representa um enorme desafio quando pensamos em sua conservação.

Diante do ritmo acelerado de redução dos biomas por causa das atividades socioeconômicas, muito se discute sobre quais são as melhores estratégias para preservar as espécies afetadas e seu valioso acervo genético. Zoológicos e Aquários atuam diretamente na conservação ex situ, que é um pilar fundamental da preservação, pois proporciona a manutenção de populações sob cuidados humanos e contribui para a proteção da fauna. Segundo a WAZA – Associação Mundial de Zoológicos e Aquários, esses locais recebem, em sua totalidade, cerca de 700 milhões de pessoas todos os anos, ou seja, 10% da população mundial.

A Fundação Parque Zoológico de São Paulo, desde a sua fundação em 1958, tem sido um grande aliado da biodiversidade, contribuindo diretamente nas seguintes frentes:

– Estabelecimento de protocolos de técnicas de manejo, nutrição e de reprodução de diferentes espécies animais;

– Desenvolvimento de estudos genéticos, ecológicos, comportamentais e de bem-estar animal;

– Difusão de informações para a comunidade científica e a sociedade em geral;

– Atuação na reabilitação de animais silvestres, seja temporariamente até que possam ser reintroduzidos, ou cuidando definitivamente daqueles não possuem condições de retornar à natureza;

– Participação em programas de reintrodução e reforço de populações em seus habitats, apoiando trabalhos de conservação in situ;

– Promoção da educação ambiental e conscientização da população sobre a importância dos cuidados com o meio ambiente.

Dentre os projetos de conservação de espécies nativas ameaçadas que o Zoológico de São Paulo realiza ou colabora, podemos citar: o Programa de Conservação Mamíferos do Cerrado, o Projeto de Conservação do Mico-leão-preto (Leontopithecus chrysopygus) e o Projeto de Conservação da Perereca-de-Alcatrazes (Scinax alcatraz).

Além destes, é importantíssimo comemorarmos o sucesso reprodutivo que o Zoológico de São Paulo tem alcançado no Programa de Cativeiro da Arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari). No Brasil, apenas esta instituição tem conseguido reproduzir esta espécie em cativeiro e desde 2015, eles já registraram o nascimento de 17 araras.

Confirmamos assim que os Zoológicos e Aquários são instituições que apresentam um papel fundamental como centros de conservação da fauna, tornando evidente o compromisso que possuem com a sociedade: a educação, a pesquisa e a conservação das espécies.