========== MAIN ========== -->

A importância dos Zoológicos, Parques e Aquários na Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção

05 Mar, 2020
A importância dos Zoológicos, Parques e Aquários na Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção

Precisamos uma vez mais ressaltar a necessidade e a importância dos trabalhos realizados pelos Zoológicos, Parques e Aquários de todo o país que realizam projetos de conservação e reprodução ex situ (fora de seu local de origem) de espécies ameaçadas de extinção.

Todos os anos, várias espécies deixam a lista de animais ameaçados graças ao esforço e à dedicação de pessoas apaixonadas pela natureza, que dedicam seu tempo na reprodução e preservação das espécies. Valorizar e respeitar estes profissionais e as instituições responsáveis é também valorizar a vida.

Os Zoológicos, Parques e Aquários cada vez mais deixam de serem vistos como vitrine de animais, e assumem o seu papel como centros de conservação da fauna, onde o trabalho conjunto de reprodução e de educação ambiental ensina aos visitantes a importância da preservação.

Animais em extinção, como o Tamanduá-bandeira, a Ararajuba, a Onça-pintada e o Mico-leão-da-cara-dourada estão sendo preservados com a ajuda da Fundação Jardim Zoológico de Brasília, uma instituição socioambiental que investe na reprodução em cativeiro destas e de outras espécies.

Com o trabalho árduo e sério de especialistas, pesquisadores e tratadores, cada vez mais filhotes nascem nos ambientes da instituição. Desde 2015, o Zoológico de Brasília conseguiu reproduzir com sucesso 17 espécies ameaçadas de extinção, sendo elas 12 mamíferos, 1 réptil e 4 aves. Esta instituição é a única no mundo a ter reproduzido com sucesso a Cotiarinha, a menor espécie de jararaca encontrada no Brasil.

Outros exemplos de sucesso reprodutivo foram obtidos recentemente no Zooparque Itatiba, instituição localizada no interior de São Paulo. Nesta última terça-feira, dia 03 de março, um filhote de mico-leão-dourado, espécie também ameaçada de extinção, nasceu lá. Sem contar os 3 filhotes de tigre siberiano que nasceram em outubro do ano passado e que nesta semana, após uma campanha realizada nas redes sociais, foram finalmente batizados.

Atualmente o Zooparque Itatiba participa de inúmeros projetos de conservação. Entre eles podemos destacar o Plano de Ação Nacional de Conservação do Pato Mergulhão, o Plano de Ação Nacional de Conservação do Mutum de Alagoas e Mutum do Nordeste, todos esses em parceria com o ICMBio / IBAMA.

O Zooparque Itatiba também é reconhecido por ser a única instituição no mundo que mantém o Pato-mergulhão sob os seus cuidados. Eles possuem hoje 25 patos-mergulhões adultos e o sucesso reprodutivo destes no Zooparque Itatiba demonstra a importância da reprodução de espécies ameaçadas sob cuidados humanos. O foco principal deste projeto é o aumento da população dessa ave, possibilitando, futuramente, a reintrodução das gerações nascidas no zoo em seu habitat natural.