========== MAIN ========== -->

Os Vaga-Lumes estão desaparecendo. Descubra as causas deste fato.

13 Feb, 2020
Os Vaga-Lumes estão desaparecendo. Descubra as causas deste fato.

A lista de espécies ameaçadas de extinção aumenta a cada dia, e infelizmente alguns grupos destes são impactados diretamente pelas atividades humanas.

O problema não é exatamente novo: já haviam estimativas apontando que até 41% de espécies de insetos enfrentariam sérios riscos de extinção. Assim como outros insetos importantes para o meio ambiente, como abelhas e borboletas, os vaga-lumes perderam habitat, foram contaminados quimicamente e sofrem com o avanço da urbanização.

Os conhecidos "vaga-lumes" incluem mais de 2.000 espécies diferentes, distribuídas por todo o globo e são bastante populares por serem capazes de "produzir sua própria luz", brilhando no escuro. Estes insetos encantadores também entraram para a lista de espécies ameaçadas após a divulgação de um novo estudo que investigou o impacto das atividades humanas em relação às diversas espécies de vaga-lumes – algo inédito até então.

Não existem muitas informações sobre o tamanho das populações de todas as espécies de vaga-lumes existentes no mundo, mas algumas delas que são mais estudadas, vêm diminuindo nos últimos anos. Isso colocou os especialistas em alerta, levando-os a iniciar este estudo. De acordo com a publicação da revista científica BioScience (link para o artigo: https://academic.oup.com/bioscience/article/70/2/157/5715071 ), há três fatores principais que estão contribuindo para o declínio das populações de vaga-lumes: o uso cada vez mais intenso de inseticidas, a crescente ocupação humana em áreas verdes e campos, e curiosamente, a poluição luminosa em decorrência do uso de luzes artificiais.

Já era fato conhecido que as luzes artificiais afetam os ciclos de vida de diversos animais e até mesmo dos seres humanos, mas agora sabemos que elas são especialmente danosas para o vaga-lume, que utiliza sua própria luz, chamada tecnicamente de bioluminescência, para atrair parceiros. Em um mundo onde pelo menos 23% da superfície é constantemente iluminada, esse processo de encontrar potenciais parceiros através de sua bioluminescência é prejudicada por fontes de luz artificial.

“A poluição luminosa atrapalha os rituais de acasalamento dos vaga-lumes", esclarece Avalon Owens, doutorando em biologia e um dos autores do estudo, pois os vaga-lumes acabam sendo atraídos pela luz artificial ao invés de encontrarem um parceiro.

Os pesquisadores responsáveis pela pesquisa alertam que é necessário estabelecer programas de monitoramento para rastrear as tendências populacionais de vaga-lumes a longo prazo, além de preservar o habitat da espécie, reduzir o uso de pesticidas e desenvolver diretrizes para o turismo sustentável.