========== MAIN ========== -->

Como brincar com o seu Pequeno Mamífero

06 Feb, 2020
Como brincar com o seu Pequeno Mamífero

Brincar é uma característica que os mamíferos têm em comum, sendo crucial para o desenvolvimento de todos eles. Além de proporcionar felicidade, as brincadeiras incentivam o animal a explorar, a socializar, a relaxar e estimulam a criatividade, contribuindo para a confiança mútua entre os donos e seus pets.

O primeiro passo é conhecer as características da espécie do seu pet. Por exemplo: os coelhos gostam de contato e não se incomodam em ficar no colo, já os hamsters preferem correr e pular pelos obstáculos da gaiola. O horário do dia em que eles estão mais ativos também é diferente: a chinchila é um grande exemplo de pet que possui hábitos noturnos, preferindo descansar durante o dia e brincar durante a noite. Já com os porquinhos da índia, acontece o contrário: são animais diurnos que irão curtir uma brincadeira enquanto a maioria de nós também está acordada.

Por terem uma estrutura corporal bem menor que a nossa, é preciso ter cuidado ao brincar com o seu pequeno mamífero. Deixe que ele guie a brincadeira e se já estiver à vontade com você, deixe-o subir em seu corpo e faça carinhos leves em sua cabeça para passar segurança. Neste quesito, os twisters são campeões de escalada.

Vale ressaltar que nem sempre as brincadeiras precisam de contato físico. Você pode oferecer alguns brinquedos para que o seu amigo possa se divertir. Os furões e coelhos gostam de correr e explorar o ambiente. Use a sua criatividade também e construa pistas com obstáculos de madeira, papelão e canos. Colocar snacks pelo caminho é uma boa sugestão para estimular a diversão.

E se você tem crianças em casa, ensine-as como pegar o pet com segurança: quais são as brincadeiras mais indicadas, as áreas mais frágeis do corpo do pet e deixe bem claro que em hipótese alguma se deve puxar o rabo ou qualquer outra parte dos bichinhos. As brincadeiras entre animais e crianças são muito importantes para o desenvolvimento de ambos. Supervisione sempre que possível e, dependendo da idade da criança, a brincadeira só deverá começar com a sua presença.

Esse momento irá fazer muito bem para todos. Saiba respeitar o espaço e o comportamento do pet. Entenda o momento de parar e descansar, até que a próxima diversão recomece.

Lembre-se também que um dos principais ingredientes para as brincadeiras é o carinho que damos aos nossos pequeninos pets.