========== MAIN ========== -->

Conheça as particularidades do universo dos coelhos

16 Jan, 2020
Conheça as particularidades do universo dos coelhos

O que você sabe sobre o universo dos coelhos? Separamos aqui algumas informações para você conhecer mais sobre as suas particularidades.

Cada vez mais os coelhos vêm ganhando espaço como animais de estimação em diversos lares brasileiros, pois são animais dóceis, mansos e divertidos, e também porque os cuidados para mantê-los felizes e saudáveis são simples. Pertencentes à família dos Leporídeos, os coelhos são animais que requerem atenção, amor e carinho. Trouxemos algumas curiosidades sobre os coelhos, confira:

Um fato curioso sobre os coelhos é que esses animais não são roedores – como pensa a grande maioria das pessoas – mas sim pequenos mamíferos herbívoros: os roedores pertencem à ordem Rodentia, já os coelhos pertencem à ordem dos Lagomorfos. Os lagomorfos se diferenciam dos roedores por terem quatro incisivos na mandíbula superior, ao contrário dos roedores que têm apenas dois.

Esta confusão ocorre também pelo fato dos coelhos serem conhecidos por seus grandes dentes, que crescem continuamente durante toda a vida! Os incisivos crescem entre 2mm a 2,4mm por semana, o que pode significar um crescimento em torno de 10cm por ano. Por isso, é muito importante que o animal possua à sua disposição objeto(s) que sirvam para desgastar seus dentes, além de uma alimentação adequada que estimule o correto processo de mastigação e consequente desgaste dentário. Mas o que acontece quando seu coelho não desgasta os dentes de maneira apropriada? A chamada má oclusão ocorre quando os dentes crescem de maneira excessiva, tornando-se desalinhados e podendo, inclusive, ferir gravemente os coelhos. Além de atrapalhar a mastigação e causar feridas na boca do animal, podendo gerar dor e dificuldade ao se alimentar, a má oclusão favorece o aparecimento de infecções e abcessos. Suas unhas, assim como os dentes, também não param de crescer e devem ser desgastadas ou cortadas frequentemente.

Por conta dos olhos grandes e posicionados nas laterais da cabeça, o campo visual de um coelho chega perto dos 360º, com apenas um ponto cego: uma pequena área localizada na parte frontal de sua cabeça! Com isso, sua visão permite que o animal enxergue inclusive objetos localizados atrás de sua cabeça. Assim como os gatos, coelhos também emitem um som parecido com o ronronar, pedindo por carinho e demonstrando quando está feliz. Outra forma de perceber que desejam ser acariciados é quando eles viram de barriga para cima. Coelhos costumam demonstrar suas habilidades acrobáticas quando estão felizes com saltos e piruetas fascinantes, mas também podem ficar entediados. Portanto, é recomendado que você ofereça formas de diversão e interação ao seu coelho.

Outra semelhança com os gatos é que os coelhos também costumam manter sua higiene, usando a língua para limpar o pelo. Dedicam vários momentos ao longo do dia nessa tarefa, por isso os banhos não costumam ser uma preocupação de quem tem um coelho em casa. Porém existe outro problema decorrente desse costume: durante as sessões de limpeza, vários pelos ficam grudados na língua do coelho, que acaba os ingerindo. Esses fios irão parar no estômago e, em grandes quantidades, formam as temidas bolas de pelos. Diferente dos gatos, que conseguem regurgitar as bolas de pelo, os coelhos não conseguem expulsá-las dessa forma. Isso faz com que os fios ingeridos possam se tornar um grande problema de saúde: os pelos acumulados podem causar obstruções, tanto no estômago quanto no intestino, além de causar dor e atrapalhar a digestão do alimento.

Manter o animal sempre hidratado, com alimentação adequada, em ambiente limpo e realizar escovações constantes no pelo, podem ajudar a reduzir as bolas de pelo. As escovações regulares são importantes, pois ajudam a impedir o acúmulo de pelos soltos, especialmente para as raças de pelo longo. Ao escovar, todos os fios mortos sairão, diminuindo a probabilidade de serem ingeridos durante a higiene habitual do coelho. Considere também aparar ou tosar o pelo do seu coelho, sobretudo para as raças de pelo longo e principalmente durante os meses mais quentes do ano, o que também vai ajudar a minimizar este problema.

Quanto à alimentação, o coelho precisa ingerir grandes quantidades de fibra nas refeições, por isso escolha sempre um alimento específico para coelhos que seja rico em fibras, além de fornecer feno diariamente. O sistema digestivo desse animal foi desenvolvido para digerir grandes quantidades de fibra, então a falta do nutriente o obriga a procurar uma alternativa: muitas vezes, devido ao estresse ou para tentar compensar a falta de fibras na alimentação, o coelho começa a mastigar os próprios pelos e comê-los, podendo ser um dos principais motivos do acúmulo de pelos no estômago dos animais.

Por isso é fundamental ficar atento à alguns sinais, como alterações no apetite, estresse, diminuição do peso, distensão abdominal, diarreia, alteração ou ausência de fezes, fraqueza, ranger dos dentes, sons audíveis vindo do estômago e qualquer outro sinal de dor. Se notar que o coelho apresenta qualquer um desses sintomas, procure imediatamente um médico veterinário especializado.

O Dia internacional do Coelho é comemorado sempre no último sábado do mês de setembro.