========== MAIN ========== -->

Confira algumas dicas para viajar com o seu Pet

12 Dec, 2019
Confira algumas dicas para viajar com o seu Pet

Chegou o fim do ano e com ele surgem as viagens de férias. Ocasião perfeita para o reencontro com pessoas queridas, para diversão entre familiares e amigos ou para conhecermos lugares novos.

Geralmente o plano de uma viagem inicia-se com a escolha do destino, mas para quem tem um pet em casa tão importante quanto esta definição é a decisão de onde deixar seu companheiro.

Às vezes temos amigos ou familiares que podem visitar nossa casa diariamente ou possuem espaço em seus lares para deixarmos nosso querido pet por um breve tempo e uma vez que essas pessoas já se relacionem com seu pet e conheçam sua rotina, pode ser uma opção valiosa. Entretanto, em muitos casos isso não é possível. Então surge a necessidade de levarmos o animal conosco para curtirmos as férias juntos.

O primeiro ponto que deve ser analisado neste caso é a personalidade do seu pet. Se você possui um companheiro que não se adapta bem a mudanças bruscas e ambientes novos, então o melhor é deixá-la sob supervisão de alguém. Levá-lo para longas viagens, com muitas alterações de ambientes, pode ser prejudicial para a saúde dele, causando alterações no humor e até mesmo no funcionamento do seu organismo.

Outro fator importante é o tamanho do seu pet: você precisa pensar no espaço que ele terá durante o trajeto da viagem e no ambiente onde você ficará hospedado. Diminuir drasticamente o espaço do animal, causa estresse e ansiedade. Aliás, o destino e a hospedagem precisam ser muito bem pensados, verifique previamente o clima e o tempo que haverá para cuidar do animal. Não adianta apenas levar seu companheiro se você não terá tempo para dar atenção a ele.

Não se esqueça que para transportar seu animal você deverá encontrar a opção mais adequada e segura. Existem caixas de transporte específicas para esta finalidade que você encontra em pet shops. Lembre-se que o animal precisa se adaptar ao seu novo ambiente. É importante deixar que ele se ambiente com a caixa de transporte, de forma gradual, dias antes da viagem.

Antes de qualquer viagem, faça todos os exames de rotina de seu pet, você não pode correr o risco de viajar com ele doente e notar somente quando estiver longe de casa. Só viaje se a saúde do seu animal estiver em ordem.

Se a sua viagem for de carro, acomode-o com segurança. Sempre tenha água e comida disponíveis, para imprevistos durante a viagem, e realize paradas regulares para que seu pet tome um ar e descanse.

Se a viagem for de avião, os procedimentos são um pouco mais específicos. Você precisará de um atestado de saúde do médico veterinário, e com ele será possível a emissão da GTA (Guia de Transporte Animal), junto ao Ministério da Agricultura. Estes procedimentos inclusive, já foram tema de um dos nossos textos aqui no nosso blog.

Verifique a caixa de transporte requerida pela companhia aérea e o custo de transporte da mesma, pois eles variam bastante.

Se você não tiver a possibilidade de atender a todas as dicas citadas nesse texto, deixe o seu pet sob supervisão de alguém conhecido, ou procure um hotel para animais silvestres. Nunca se esqueça de deixar todos os detalhes e rotina do seu animalzinho registrados em algum lugar para o cuidador, informando suas necessidades nutricionais, higiênicas e emocionais.

Lembre-se que esse deve ser um momento de alegria para você e para o seu pet também!