========== MAIN ========== -->

Saiba mais sobre a reprodução dos Twisters

05 Dec, 2019
Saiba mais sobre a reprodução dos Twisters

A popularidade do twister como animal de estimação vem crescendo cada vez mais. Ele é descendente do rato comum, originário do norte da China. Geralmente os machos são maiores que as fêmeas, que costumam ser mais dóceis e carinhosas. Por ser uma espécie extremamente sociável, é recomendado que sejam mantidos em pequenos grupos. Mas recomendamos atenção, pois os twisters têm um enorme potencial para se reproduzir.

Uma fêmea pode procriar aproximadamente sete vezes ao ano, sendo que dezoito horas após o parto elas já apresentam um novo cio. Apesar do período de cio de uma fêmea ser bastante curto, e durar apenas seis horas, ela pode acasalar até quinhentas vezes dentro desse período, com diferentes machos. É possível notar que a reprodução acontece em maior frequência nos períodos mais quentes do ano, apesar da espécie não apresentar um período de reprodução sazonal explícito. A gestação pode durar de 22 a 24 dias, e as ninhadas geram aproximadamente oito filhotes. Os filhotes demoram cerca de dezessete dias para abrirem os olhos e chegam ao mundo com apenas cinco gramas.

Os twisters possuem um método comunitário de cuidado parental, onde todos os filhotes podem ocupar um mesmo ninho, e são cuidados pelas fêmeas adultas. Nesse sistema de cuidado, se uma das fêmeas morrer exatamente nesse período, as outras fêmeas assumem o cuidado dos seus filhotes e os amamentam. Os machos atingem a maturidade sexual aos três meses de idade, e as fêmeas aos quatro, apesar dos machos atingirem antes, são as fêmeas que acasalam primeiro, pois a competição entre os machos não deixa que os indivíduos menores e menos dominantes consigam acasalar. Uma única fêmea pode gerar mais de sessenta filhotes em um único ano, e como os filhotes atingem a maturidade sexual de forma muito precoce, em curto período a população pode aumentar exponencialmente. Por isso, caso não pretenda que eles se reproduzam, opte por manter juntos somente indivíduos do mesmo sexo."