========== MAIN ========== -->

Saiba mais sobre as diferentes colorações dos ovos das aves

14 Nov, 2019
Saiba mais sobre as diferentes colorações dos ovos das aves

Existem alguns fatores que podem influenciar na coloração dos ovos, mas podemos afirmar que entre todos eles, o mais relevante é a termorregulação.

Pesquisadores dos Estados Unidos e da Austrália analisaram os ovos de 634 espécies de aves que vivem espalhadas ao redor do mundo inteiro, e concluíram que os ovos das espécies que vivem nas regiões mais frias são mais escuros, enquanto das que vivem nas regiões mais quentes são mais claros e coloridos. Ou seja, quanto mais próximo da linha do Equador, mais claro será o ovo.

Isso ocorre porque o embrião dentro do ovo não pode sofrer grandes variações de temperatura, e os ovos mais escuros, nas áreas mais frias, conseguem manter a temperatura estável e mais elevada.

Essa conclusão refuta a hipótese das cores estarem ligadas à exposição aos raios ultravioleta, pois nesse caso os ovos mais escuros seriam mais eficientes para ‘’filtrarem’’ os raios UV. No entanto, os ovos mais escuros ocorrem mais distantes da linha do Equador, onde a incidência de radiação é menor.

Além do tom mais claro nas regiões quentes, podemos encontrar também uma maior variedade de cores e este fato pode ocorrer devido à presença de predadores. As altas temperaturas nessas regiões resultam em uma variedade maior de espécies, fazendo com que existam mais animais em busca de alimentos. Mas esse é apenas mais um fator entre tantos outros que podem influenciar na cor dos ovos nos trópicos.

Tudo isso nos alerta ainda mais para um importante processo que está acontecendo em nosso planeta: o aquecimento global. As mudanças climáticas têm um impacto extremamente negativo nesse caso, pois as aves que vivem em lugares mais frios irão enfrentar um enorme desafio. A coloração mais escura de seus ovos, que sempre foi sua aliada, poderá se tornar um problema, uma vez que a temperatura poderá ser inadequada para o desenvolvimento do embrião.