========== MAIN ========== -->

A classificação das aves através da disposição dos dedos

08 Nov, 2019
A classificação das aves através da disposição dos dedos

Observar as aves nos diz muito sobre elas, seus comportamentos, a maneira como se alimentam, os lugares que habitam em cada estação do ano e muitas outras características. Analisar a estrutura (morfologia) de uma espécie também nos diz muito. Um exemplo disso é que através da observação dos bicos e dos pés das aves, nós temos dicas de como elas vivem e dos alimentos que consomem.

Falaremos a seguir das características dos diferentes tipos de pés que as aves possuem. Tal classificação é baseada na disposição dos 4 dedos que as aves apresentam:

Anisodáctilo

Essa é uma disposição bastante comum, onde existem 3 dedos para frente e 1 para trás chamado hálux, que pode ser comparado ao dedão. Todos os Passeriformes (neste grupo de aves estão os popularmente chamados passarinhos) possuem essa estrutura, além de ser encontrada em aves como patos e galinhas também.

Você vai encontrar as aves com esse tipo de pé dormindo pousadas em fios ou pequenos galhos, sem perder o equilíbrio, e isso só é possível, pois quando elas dobram a perna, o tendão que passa atrás da articulação do tarso (canela) com a tíbia (coxa) é esticado, e automaticamente fecha e trava os dedos, fazendo com que elas possam dormir sem medo de caírem.

Zigodáctilo

Nesse caso os dedos ficam distribuídos da seguinte forma: 2 para frente (o segundo e o terceiro) e 2 para trás (o primeiro, que é o hálux, e o quarto). Mais comum entre os Psitacídeos (grupo de aves que inclui os famosos papagaios, periquitos e calopsitas), essa estrutura permite que a ave manuseie alimentos, além de facilitar para que subam em troncos e barrancos verticais com a ajuda dos dedos traseiros.

Heterodáctilo

Os pés deste tipo também apresentam 2 dedos para frente e 2 para trás, assim como os zigodáctilos, porém nesse caso a ordem dos dedos muda. Os que ficam para frente são o terceiro e o quarto, já para trás ficam o primeiro e o segundo. Um exemplo de ave com pés heterodáctilos são os surucuás, que habitam florestas tropicais, especialmente as matas ciliares.

Pamprodáctilo

Essa estrutura é bastante curiosa, pois nesse caso a ave possui 2 dedos que podem alternar de posição. O primeiro e o quarto dedos podem se virar pra frente, e dessa forma os 4 dedos ficam voltados para o mesmo lado.

Os andorinhões são uma espécie de ave que possui essa formação. Eles precisam dessa estrutura para se manterem na vertical em paredes de pedra por trás do véu de água das cachoeiras que geralmente habitam. Essa superfície é escorregadia e essa ave consegue se manter firme na posição devido à disposição dos seus pés.

Sindáctilo

Essa é uma característica adicional que pode ocorrer tanto nos pés zigodáctilos como nos anisodáctilos. Ela ocorre quando dois ou mais dedos são total ou parcialmente fundidos, através de uma membrana entre eles. Isso faz com que as espécies que possuem essa característica, como os Martins-pescadores, consigam cavar, utilizando seus pés como pás. Dessa forma essas aves conseguem cavar barrancos, criando túneis onde fazem seus ninhos.