========== MAIN ========== -->

São Paulo abriga mais tipos de aves do que Chile ou Portugal

31 Oct, 2019
São Paulo abriga mais tipos de aves do que Chile ou Portugal

Sabemos que o Brasil possui a maior biodiversidade do planeta e, quando falamos de aves, podemos encontrar aqui uma das maiores variedades de espécies. Mas vamos falar especificamente de São Paulo, a maior cidade do Brasil e da América do Sul, que hoje abriga 506 diferentes espécies de aves, número que supera todo o Chile ou até mesmo Portugal.

Apesar de ser uma metrópole, a cidade possui corredores verdes nos seus arredores e diversidade de biomas. Essas 506 espécies representam 63% das aves encontradas em todo o Estado de São Paulo e 26% do Brasil. Dentre essas espécies, 31 encontram-se ameaçadas de extinção.

Se compararmos São Paulo com outros lugares pelo mundo, que possuem territórios bem maiores, ainda assim os números não ficam tão distantes. O Canadá, a Europa e a Rússia, por exemplo, abrigam apenas algo em torno de 200 ou 300 espécies a mais que São Paulo. Já dentro do Brasil, ela só perde para as cidades de Porto Velho e Manaus.

Como citamos anteriormente, o que proporciona essa diversidade de espécies residentes e migratórias, nativas e introduzidas, são os 2 corredores verdes que passam pela cidade, que são a Serra da Cantareira, ao norte, e a Serra do Mar, ao sul. Essas áreas verdes são lugares muito propícios para a reprodução, em épocas específicas. Outro aspecto que favorece esse cenário são os mais de 100 parques urbanos espalhados por São Paulo, além do fato da cidade estar em grande parte dentro do bioma da Mata Atlântica.

Muitas espécies se adaptaram à metrópole e, consequentemente, encontraram sua maneira de prosperarem até se tornarem abundantes na cidade. Colabora também o fato da cidade possuir grande variedade de plantas frutíferas e muitos insetos, o que oferece um verdadeiro banquete para algumas aves.

A maioria das espécies é nativa, com menos de 2% exóticas. Há também as aves migratórias, algumas inclusive voam até essas áreas verdes apenas para passarem o período não reprodutivo de invernada. Nas últimas 2 décadas passamos a encontrar aves que não tinham registros na região, em apontamentos históricos mais antigos, porém começaram a surgir devido a indivíduos soltos dos lares, como por exemplo o papagaio verdadeiro. Entre as aves migrantes, a maioria são as que vêm para o período de reprodução, na primavera e verão, e só saem daqui entre fevereiro e março.

Para você que gosta de apreciar a beleza das aves e dos seus cantos, a cidade de São Paulo é um ótimo lugar. Ao visitar o Parque Ibirapuera, por exemplo, se você estiver no seu dia de sorte, poderá encontrar até 50 espécies diferentes.