========== MAIN ========== -->

Quais espécies de aves eu posso ter em casa?

17 Oct, 2019
Quais espécies de aves eu posso ter em casa?

As aves são grandes parceiras. Brincalhonas e alegres, elas deixam o ambiente mais leve e costumam ser muito amadas por todos os membros da família. Esse é um pet que está cada vez mais presente nos lares brasileiros, mas será que podemos ter qualquer ave que queremos em nossas casas?

Pelo bem-estar das aves e para que tenham uma vida alegre e saudável, nem todas elas são apropriadas para termos em casa. No Brasil, há uma lista de aves domésticas permitidas pela legislação, e hoje vamos falar sobre algumas das espécies que estão nessa lista.

O primeiro passo é saber que tipo de ave você está procurando e qual delas se adequa melhor ao espaço disponível e ao seu estilo de vida. Algumas aves são mais conhecidas pelos seus cantos, outras por serem mais brincalhonas, e existem também aquelas que possuem mais facilidade para imitar a nossa fala.

Já que estamos falando de belos cantos, então vamos começar pelo Canário. Existem diversas variações dessa espécie e algumas delas, como o canário belga e o canário do reino são consideradas aves domésticas. Todos facilmente identificados por seu lindo canto, os canários já estão presentes em muitos lares. E eles podem ter diversas cores, como azul, preto e amarelo.

Se você busca um pássaro com muitas cores, então o Diamante de Gould é a ave perfeita: ele chega a ter uma combinação de até 7 cores diferentes e são todas muito vivas. Mas eles não se destacam apenas por sua beleza, pois são muito tranquilos também. Recomenda-se que convivam em duplas ou grupos, para não se sentirem solitários.

Ainda falando sobre os Diamantes, temos o Diamante Mandarim. Este destaca-se também pela sua variação de cores, como o preto e branco, e por causa da sua coloração recebe o nome de Zebra Finch em inglês.

Também existente nos lares brasileiros, encontramos o Manon, um pássaro de origem asiática. Sua combinação de cores o deixa elegante, com peito claro envolvido por penas mais escuras, mas não são apreciados apenas por sua beleza. Uma das características mais bacanas destes pássaros é que são excelentes pais adotivos e criam filhotes de diversas outras espécies.

Uma das aves domésticas mais populares em nosso país é a Calopsita. Uma espécie encantadora e na maioria das vezes muito carinhosa, além de divertida e companheira. Esta é uma das espécies que tem a habilidade de imitar algumas palavras que dizemos, mas não são muitas, então é preciso um pouco de treino e paciência. Mais fácil mesmo é ensiná-las a assobiar o hino do seu time de coração.

Outra ave de bico torto muito popular e adorada no Brasil é o Periquito Australiano. Muito indicado para quem nunca teve uma ave de estimação, ele encanta por sua variedade de cores. Existem os amarelos, os verdes, os azuis e muitas outras variações de tons. São geralmente mantidos em pares ou em grupos e adoram vocalizar entre si. Mas como todo bom bico torto, gostam muito de atenção.

Citamos apenas algumas das aves domésticas mais populares, que são permitidas para se ter em casa, no Brasil. Além delas, existem também as aves silvestres e exóticas, que obrigatoriamente precisam ser nascidas e comercializadas por estabelecimentos (criadouros comerciais) registrados pelo IBAMA. Nesse caso, estamos falando dos famosos Papagaios, Araras e muitas outras espécies brasileiras, mas este é assunto para um outro dia.