========== MAIN ========== -->

O impacto das mudanças climáticas nas aves

19 Sep, 2019
O impacto das mudanças climáticas nas aves

As mudanças climáticas já fazem parte da nossa rotina e elas estão cada vez mais intensas. Nós, os seres humanos, apesar de as sentirmos com facilidade, possuímos uma alta capacidade de adaptação ao meio e suas alterações. Entretanto, nem todos os seres vivos têm esta mesma elasticidade de adaptação. Já é possível encontrarmos árvores que estão se adaptando e vivendo melhor em regiões mais frias do que a sua região de origem, assim como algumas espécies de peixes que estão se deslocando para o norte.

Para as aves, existe uma vantagem maior no processo de adaptação devido a sua alta capacidade de migração. Mas não se engane, mesmo assim elas sentem muito as alterações no clima. Em algumas regiões, as mudanças estão antecipando as migrações e alterando o período reprodutivo, em decorrência também das mudanças nas ofertas de alimentos disponíveis para as diferentes espécies.

Quando analisamos as mudanças nos hábitos das aves, vimos que as espécies não estão passando por mudanças morfológicas, e sim por mudanças fenológicas, que são adaptações de padrões de comportamento no seu ciclo de vida, como alterações na data de início do período de acasalamento e reprodução e a antecipação na postura dos ovos.

As aves tropicais são as que mais estão sofrendo com as alterações no clima, pois essa já é uma região quente, e o constante aumento da média de temperatura está deixando a região tropical cada vez mais difícil de ser habitada.