========== MAIN ========== -->

Saiba mais sobre o papel das aves nos ecossistemas

12 Sep, 2019
Saiba mais sobre o papel das aves nos ecossistemas

É indiscutível a enorme importância que as aves possuem em diversos ecossistemas. Além de sua beleza natural e encantadora, e os seus cantos que agradam a todos os ouvidos, as aves são responsáveis por espalharem os frutos e as sementes de diversas espécies de plantas. Algumas espécies, como os beija-flores, também polinizam as flores e outras, como os pica-paus, controlam populações de insetos, já que estes fazem parte do seu cardápio natural.

Com tantas funções importantes para o meio ambiente, podemos dizer que as aves têm papel fundamental no equilíbrio ambiental dos ecossistemas. Além de sentirem na pele os efeitos dos desmatamentos e queimadas causados pelos seres humanos, elas podem nos mostrar as alterações que estão acontecendo em diversos lugares. Por serem extremamente sensíveis às mudanças no seu ambiente, as aves são ótimas bioindicadoras de conservação, basta observarmos suas migrações incomuns e diminuições nas populações locais, para notarmos que muitos lugares estão sendo modificados indevidamente.

Não é à toa que existem inúmeros frutos com cores vibrantes, acompanhados de aromas atraentes. Essa é uma maneira de atrair as aves e mamíferos que consomem os frutos, para que eles dispersem as sementes por aí, espalhando a espécie e a distanciando da planta-mãe. Um movimento muito importante para a reprodução e conservação das espécies vegetais.

Não bastassem todas as funções naturais no seu ciclo de vida, as aves ainda são grandes aliadas do homem no processo de regeneração das áreas degradadas. Devido à sua capacidade de voar e percorrer grandes distâncias, elas nos ajudam a espalhar sementes e frutos de árvores nativas, recompondo a vegetação de áreas degradadas.

Ainda podemos mencionar o papel importantíssimo das diversas espécies de urubus que mantêm o ambiente em que vivem limpo, sendo responsáveis pela eliminação de cerca de 95% das carcaças de animais mortos na natureza. E por fim, citamos a importância das aves de rapina, como as corujas, gaviões e falcões, responsáveis pelo controle da população de suas presas, que são pequenos animais, nas regiões em que vivem. Sua ausência poderia acarretar numa superpopulação destas presas, afetando a estrutura da comunidade e causando um desequilíbrio na natureza.