========== MAIN ========== -->

Confira algumas curiosidades sobre os Papagaios

05 Sep, 2019
Confira algumas curiosidades sobre os Papagaios

O papagaio é uma ave muito querida por nós brasileiros, e por isso está entre as aves mais presentes nos nossos lares. Quando bem cuidado, ele pode viver cerca de 80 anos. Ele possui alta capacidade de imitar a voz humana, o que faz com que interaja bastante com seus amigos humanos. Mas essas são características bem populares dessa espécie, agora vamos falar sobre algumas curiosidades que poucas pessoas conhecem sobre os papagaios.

Os papagaios são sensíveis e demonstram suas emoções com certa clareza, independente de estarem muito felizes ou insatisfeitos com algo. Em casos extremos de insatisfação, que podem ser causados por ciúmes, carência de atenção, estresse, má alimentação, e outros incômodos que a ave pode estar sentindo, elas chegam a se ferir com o bico e arrancar as próprias penas.

Essa é uma das espécies monogâmicas, ou seja, ficam com o mesmo parceiro durante toda a vida. O papagaio cria laços fortes, ele adora viver ao lado da sua parceira, mas isso não quer dizer que eles não terão atritos. Se você acha que só os humanos apreciam uma boa música, então você está enganado. Um estudo feito com papagaios do congo pela Applied Animal Behavior Science, uma sociedade criada para estudar o comportamento dos animais, constatou que os papagaios expostos à música clássica ficavam mais tranquilos e relaxados, e quando expostos ao rock os machos ficavam animados. Alguns papagaios podem até acompanhar o ritmo da música dançando. Geralmente você vai ver o seu papagaio segurando as coisas com a pata esquerda, enquanto se equilibra com a direita. Isso mostra que a grande maioria deles são canhotos, diferente dos humanos.

Essas são algumas curiosidades sobre esse querido amigo dos brasileiros e do Brasil, inclusive aqui já foi considerado a "Terra dos Papagaios", na época do Brasil Colônia. Se você tem um amigo desses em casa, muito provavelmente vai identificar uma ou mais dessas características.