========== MAIN ========== -->

Tudo o que você precisa saber antes de ter um rato

15 Aug, 2019
Tudo o que você precisa saber antes de ter um rato

Roedores podem ser animais de estimação maravilhosos: são simpáticos, dóceis e inteligentes. Hamsters ou porquinhos da índia são uma prova disso. No entanto, os ratos também podem ser pets inesquecíveis e grandes amigos.

Quem já conviveu com um rato como animal de estimação sabe que eles são pequenos roedores simpáticos e engraçados, e são comparados aos cães devido à sua inteligência e lealdade. Um rato feliz e bem socializado torna-se um animal amigável, doce, curioso, inteligente e interativo.

Os ratos não são muito exigentes: um parceiro, um local adaptado às suas necessidades básicas, uma dieta equilibrada e um pouco de estímulo mental são suficientes para fazê-los felizes e ajudá-los a viver de maneira saudável. Apesar de serem pequenos, eles têm muita energia, então, precisam de um espaço relativamente grande. A melhor opção é uma gaiola que tenha vários andares, para que eles possam subir e descer. Desta forma eles terão espaço suficiente para caminhar e se exercitar, mas irão ocupar pouco espaço em nossas casas.

Ratos gostam de dormir em lugares pequenos e escuros, por isso, devem ter disponíveis muitos esconderijos, tocas e lugares abrigados para dormir. Mesmo se ele decidir dormir em locais abertos, dê a ele a chance de ter um esconderijo. Seu rato vai escolher um local em sua gaiola para fazer suas necessidades, e a melhor maneira de garantir a higiene dele é escolher um substrato de qualidade: indicamos NuTrópica EcoFresh!

Os ratos gostam de ter companhia: são animais que geralmente vivem em grupos, por isso é aconselhável que, em casa, você tenha mais de um. Ele não se sentirá sozinho e terá um companheiro para brincar. Eles são animais inteligentes que precisam resolver problemas ou aprender novos truques, para assim serem felizes. Existem diversos brinquedos interativos com esta finalidade, e você também poderá ensiná-los truques e sequências de comandos. É importante que ele não fique entediado!

Segurança também é essencial: ao permitir que os ratos saiam de sua gaiola e explorem a casa, não negligencie a segurança deles. Mantenha supervisão enquanto eles exploram o ambiente, e tenha cuidado com os cabos elétricos, porque eles podem roê-los. Da mesma forma, certifique-se de que não haja buracos ou espaços atrás dos móveis onde eles possam se esconder e ficar presos, e fique de olho com objetos que podem cair sobre eles.

Os ratos de estimação são animais saudáveis, mas visitas veterinárias frequentes são necessárias para garantir sua saúde e bem-estar. A maioria dos problemas de saúde que aparecem nesses pequenos roedores está relacionado a seus dentes: como os dentes nunca param de crescer, se não forem desgastados adequadamente, poderão causar dor e até impossibilitar seu rato de comer. Quando bem cuidados, vivem entre três e cinco anos, embora tenha havido casos de animais que viveram por mais de sete anos.