========== MAIN ========== -->

A poluição sonora pode prejudicar a rotina das aves

27 Jun, 2019
A poluição sonora pode prejudicar a rotina das aves

Os ruídos e barulhos constantes ou em volumes altos danificam a nossa audição e com o tempo vamos perdendo esse sentido. Nos animais a poluição sonora também causa danos irreparáveis, sendo ainda mais preocupante, pois pode trazer consequências na evolução das espécies.

Os pássaros utilizam a comunicação sonora como principal meio de interação social. Por serem animais que vocalizam bastante, os ambientes com muitos ruídos interferem neste processo. O barulho constante faz com que esses animais alterem sua forma de se comunicar, especialmente em locais como: estradas, cidades movimentadas, áreas industriais e vias com alto trânsito de veículos. Outro ponto que pode ser afetado é a reprodução, pois muitas espécies se utilizam do canto no processo de acasalamento e a poluição sonora faz com esse momento se torne muito mais complicado e trabalhoso, podendo inclusive alterar o ciclo e a frequência das relações entre machos e fêmeas.

Diante deste cenário, as aves são obrigadas a se adaptarem a todos esses sons. Você vai encontrar os mais diferentes tipos de adaptação em lugares como esses citados anteriormente. Alguns pássaros alteram a frequência do canto diminuindo o intervalo entre um canto e outro para que em um breve intervalo, mais silencioso, eles sejam ouvidos. Em outros casos eles passam a cantar em períodos diferentes do dia ou até mesmo durante a noite. Como durante a noite a poluição sonora tende a diminuir, pássaros que só cantavam durante o dia passam a cantar neste período, alterando todo o seu ciclo de atividades e consequentemente o seu estilo de vida.