========== MAIN ========== -->

Confira as principais dicas para viajar com sua ave

19 Jun, 2019
Confira as principais dicas para viajar com sua ave

Para aqueles que estão pensando em viajar com sua ave, saiba que é obrigatório portar a Guia de Trânsito Animal (GTA), que tem a finalidade de comprovar que a ave está saudável e apta a percorrer o trajeto, e que o dono está autorizado a transportá-la. Este documento é necessário para reduzir a possibilidade de disseminação de doenças em decorrência do transporte de animais.

A emissão de GTA varia de acordo com a legislação vigente em cada um dos Estados Brasileiros, por isso é sempre necessário consultar com antecedência os procedimentos necessários junto à Secretaria Estadual de Agricultura. Aos que ainda não sabem como emitir a GTA, tenha em mente que será preciso apresentar um atestado sanitário emitido por um médico veterinário, além da autorização de transporte emitida pelo Órgão do Meio Ambiente, necessária para as espécies silvestres. A autorização de transporte não é necessária para as espécies consideradas domésticas por meio de Portarias do IBAMA.

No estado de São Paulo, tanto o atestado sanitário quanto a emissão da Guia de Trânsito Animal são feita através de um sistema online de Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave). O veterinário do serviço oficial irá verificar no sistema o atestado sanitário emitido pelo veterinário e apontar que a ave está apta a realizar a viagem. Lembrando que a GTA é obrigatória tanto para o trânsito dentro do estado de São Paulo, como também para viagens interestaduais, sendo necessária também para os criadores amadores de passeriformes da fauna silvestre nativa e aves exóticas .