========== MAIN ========== -->

Dia Mundial do Meio Ambiente, Ecologia e Reciclagem

05 Jun, 2019
Dia Mundial do Meio Ambiente, Ecologia e Reciclagem

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo. Definiu-se o dia 5 de junho para comemorar essa data pois foi exatamente nesse dia que os países representantes se reuniram em Estocolmo, com a finalidade de debater os problemas ambientais e projetar mudanças necessárias em relação ao assunto.

Essas mudanças refletem a urgência que o tema carrega para todos nós, e apesar da Conferência ter destacado esses problemas ambientais que estamos vivendo, não é possível afirmar que resolvemos essas questões. Pelo contrário, o Dia Mundial do Meio Ambiente está aí para nos mostrar que a luta é constante, que devemos introduzir em nossos hábitos medidas sustentáveis, e termos clareza da importância de cada um de nós na preservação dos recursos naturais como um todo.

Os altos índices de poluição e de desmatamento nos mostram a importância de mantermos esse assunto em alta, pois ele requer atenção mundial e total envolvimento das grandes autoridades de todas as nações. O desenvolvimento não pode ser desassociado do meio ambiente, na realidade essa data é uma importante forma de alertarmos que as duas coisas andas extremamente juntas. Evoluir sempre esteve atrelado ao meio ambiente e à sua preservação.

Além da incessável cobrança sobre os representantes das nações, nós temos nossa enorme parcela de responsabilidade. Quando citamos os problemas mais acentuados, podemos falar do consumo excessivo de recursos naturais, desmatamento, desperdício de água, esgotamento do solo, uso de combustíveis fósseis, descarte incorreto de lixo, a falta de coleta seletiva e reciclagem. A reciclagem está diretamente ligada à redução da extração e uso dos recursos naturais, através dela nós reutilizamos materiais e reduzimos o consumo de matéria prima. Além de reduzir as escalas de poluição emitidas pela produção industrial, reduz-se também a emissão de gases tóxicos e de chorume através do lixo acumulado em aterros e lixões. Se já não bastasse todas essas vantagens, a reciclagem ainda movimenta um mercado, gerando emprego e consequentemente renda para os envolvidos.