========== MAIN ========== -->

Entenda qual é o peso ideal para as calopsitas?

16 May, 2019
Entenda qual é o peso ideal para as calopsitas?

Diferentes espécies possuem necessidades nutricionais distintas, decorrentes das variações naturais em seu metabolismo e fisiologia. Uma alimentação equilibrada, capaz de oferecer todos os nutrientes na quantidade ideal é fundamental para proporcionar uma vida longa e saudável. Atualmente, o sobrepeso e a obesidade são problemas comuns em diferentes espécies. As calopsitas estão entre as espécies de aves que naturalmente possuem maior predisposição à obesidade ou sobrepeso, fatores que podem reduzir a expectativa de vida e estão associados à diferentes doenças. Por isso, é importante conhecermos o peso ideal e ficarmos atentos à qualquer sinal de sobrepeso ou obesidade.

É normal observarmos uma pequena variação de peso ideal entre os diferentes indivíduos da mesma espécie. Para as calopsitas adultas, o peso ideal é, em média, entre 90g a 110g, dependendo do porte do animal. Ressaltamos que o peso de sua calopsita poderá variar também por influência de uma série de fatores, além da genética e nutrição do animal. O sobrepeso muitas vezes demora a ser notado, já que muitos tutores não possuem o hábito de pesar rotineiramente as suas aves. Já as aves que apresentam obesidade costumam possuir acúmulo de gordura visível, depositados nas regiões abdominal e na parte superior do peito, acima da musculatura peitoral, muitas vezes podendo ser observado mesmo à certa distância.

Em muitos casos onde vemos aves acima do peso ideal, os vilões são os alimentos gordurosos, especialmente aqueles que contém grandes quantidades de ingredientes oleosos e calóricos. Um fator importante a se notar é que alimentos muito calóricos costumam despertar o desejo da ave: assim como os seres humanos, os animais também podem preferir os alimentos com mais calorias, açúcar e gorduras.

Qualquer alteração na alimentação deve ser feita de forma gradual e acompanhada com atenção, já que aves podem deixar de comer por não estarem adaptadas ao novo alimento, especialmente quando as mudanças são feitas de maneira brusca e indevida.

Por fim, nunca se esqueça que o acompanhamento de um profissional habilitado é de extrema importância em todas as fases da vida da sua ave.