========== MAIN ========== -->

Confira alguns cuidados importantes com os coelhos

18 Apr, 2019
Confira alguns cuidados importantes com os coelhos

Os coelhos estão cada vez mais presentes nas famílias brasileiras, são grandes companheiros e um pet muito amável. Por essa razão, vamos explicar os principais cuidados que você deve ter ao escolher esse lindo animal para fazer parte do seu lar.

É importante saber que a expectativa de vida dos coelhos é de 6 e 10 anos, variando de acordo com a espécie, por tanto esteja preparado para cuidar e amar o seu pet por esse período.

Os coelhos são animais com muita energia, e por isso atividades diárias por no mínimo 30 minutos são extremamente importantes. Além de oferecer recursos para seu pet se exercitar, você pode estimulá-lo com brincadeiras. Também é recomendado que sempre que possível coloque o seu coelho em contato com a grama, esse é um ambiente muito agradável para ele.

A higiene é um ponto que precisa de atenção: limpe diariamente a gaiola, os comedouros e os lugares onde o coelho fica com mais frequência. Os banhos também precisam ser dados com certa regularidade, isso vai variar um pouco de acordo com o ambiente onde o seu coelho costuma ficar, mas geralmente eles precisam de pelo menos 1 banho por mês no verão, e a cada 2 meses no inverno. Escove-o com frequência, alguns coelhos adoram esse momento. As unhas e dentes deles crescem durante toda a sua vida, apare as unhas e ofereça coisas para ele roer. Ao contrário do que muitos pensam, os coelhos são lagomorfos, e não roedores. Não estranhe se o seu coelho comer as próprias fezes, isso faz parte de um processo de reposição da flora intestinal próprio desse animal.

Ao indicar para o seu pet que ele está fazendo algo errado, uma sugestão é bater palmas e dizer “não”, os coelhos se incomodam com sons altos e isso atrai a sua atenção. Mas tenha cautela, grandes sustos para os coelhos podem ser fatais. Tome cuidado, além do susto, os coelhos podem morrer se forem expostos a altas temperaturas. Não deixe-o em lugares expostos ao sol sem que ele tenha algum local fresco e com sombra para se amparar. E claro, ofereça muito amor e carinho que com certeza você será recompensado da mesma maneira.