========== MAIN ========== -->

É aconselhável cortar as unhas das aves domésticas?

11 Apr, 2019
É aconselhável cortar as unhas das aves domésticas?

As unhas são muito importantes para as aves, principalmente para as espécies que utilizam as patas para o manuseio de objetos e até mesmo alimentos. E é por isso que manter as unhas das aves domésticas no tamanho ideal é muito importante para o bem-estar delas. Além disso, aparar as unhas da ave ajuda o dono no manuseio e evita que o próprio pássaro se machuque com suas unhas.

É possível que você flagre sua ave roendo a própria unha, elas fazem isso quando o tamanho começa a incomoda-las ou, em casos mais graves, quando estão estressadas ou entediadas. Atente-se a esses sinais, eles podem levar a automutilação e ferimentos mais graves para o seu animal, nesse caso procure um veterinário o mais rápido possível e procure mudar alguns hábitos em relação a ave.

O corte pode parecer algo muito simples mas não se engane, as unhas possuem um vaso sanguíneo bem no meio e precisa prestar muita atenção para não cortar mais do que o necessário e atingir essa veia. Em algumas espécies, ao analisar de perto a unha é possível notar uma leve mudança na coloração chegando nas pontas, esse é o ponto onde termina a veia. Na natureza as aves têm diversas atividades que gastam e aparam naturalmente suas unhas, e por isso é tão importante apara-las quando aves domésticas. Caso tenha dúvidas na hora do corte, leve sua ave até o veterinário especialista e elimine qualquer risco à ela.