========== MAIN ========== -->

Saiba mais sobre as adaptações para as aves no outono

29 Mar, 2019
Saiba mais sobre as adaptações para as aves no outono

O outono é um período de mudança no clima e todos nós passamos por adaptações nessa época, com as aves não poderia ser diferente. Além das chuvas que fecham o verão, esse período é marcado por dias que gradativamente vão ficando mais curtos, fazendo com que a temperatura caia e as chuvas se tornem menos frequentes, um período que envolve o equinócio de outono.

As mudanças dessa fase são muito sentidas pelas aves, é aqui que ocorre, na maioria das aves, a conclusão da muda das penas. Geralmente elas mudam a plumagem uma vez durante o ano, e isso ocorre depois do período reprodutivo, algumas aves têm partes da plumagem renovadas antes do período de reprodução, mas em sua maioria é nessa parte do ano que elas ficam com seu ‘’traje’’ 100% renovado.

Como citado anteriormente, os dias começam a ficar mais curtos e frios, e isso tem uma reação direta no comportamento das aves, as florestas passam a ficar mais silenciosas pois elas cantam menos para economizar energia. Afinal, elas precisarão dessa energia para se aquecerem nas noites mais longas e geladas.

A mudança do clima faz com que algumas aves que vivem no Brasil sejam obrigadas a mudarem de casa. Nessa época ocorrem migrações de algumas espécies que vivem no sul e sudeste do país para a região norte, onde elas encontrarão um clima mais ameno e confortável. Mas algumas espécies têm viagens mais longas pela frente, em busca das áreas onde elas ficam aptas a reproduzirem, viajam partindo das praias tropicais em direção ao hemisfério norte, onde a primavera está chegando com seu clima apto a reprodução.

Já as aves não migratórias encaram a mudança climática como podem, já é possível notar uma diminuição nos cantos diários que estamos habituados a ouvir nas estações quentes, é preciso economizar energias de qualquer jeito. Além disso, é notável o aumento da presença das aves em comedouros e bebedouros, com a diminuição da oferta é preciso procurar fontes alternativas de alimentação.