========== MAIN ========== -->

Saiba mais sobre o dia mundial da água (data ONU)

22 Mar, 2019
Saiba mais sobre o dia mundial da água (data ONU)

Criado pela ONU em 1992, o Dia Mundial da Água tem como objetivo alertar a população sobre o uso consciente deste recurso natural, que mantém vivos todos os seres do nosso planeta. Sem água, nenhuma forma de vida existiria na Terra.

É notório que a água é essencial para nossa existência, uma vez que 60% do corpo de um adulto é composto por água, e em um recém-nascido essa parcela pode chegar a 80%. A água além de hidratar, é responsável por importantes processos no nosso corpo e tem enorme participação nas reações químicas do organismo. A urina é composta 95% por água, e é por meio dela que o corpo libera todas as substâncias tóxicas, que não são úteis ou que encontram-se em excesso no organismo.

O plasma sanguíneo também é composto por água, e é através do sangue que são distribuídos os nutrientes, o oxigênio e os sais mineiras para todo o corpo. O controle da temperatura do nosso corpo também depende da água, eliminada na forma de suor quando a temperatura corporal se eleva.

No entanto, essa substância crucial para a vida de todos os seres vivos nem sempre está disponível em abundância. Apesar da Terra ser coberta 70% por água, os oceanos representam cerca de 97,2% dessa água. Quando analisamos os números referentes a água disponível para consumo humano, esse número é ainda mais preocupante, estima-se que apenas 0,77% esteja disponível para consumo. Além disso, a distribuição dessas fontes não é equilibrada para todos os lugares onde há vida, ou seja, há muitos lugares que a água própria para consumo é bastante rara, enquanto outros encontram com mais facilidade.

Dados da UNICEF mostram que 20% da população mundial não tem acesso à água limpa, e cerca de 1.400 crianças com menos de 5 anos de idade morrem diariamente devido a falta de água potável. Esses são números alarmantes e que dependem das ações diárias de cada ser humano ao redor de todo o mundo. O uso consciente da água é uma ação urgente, que não deve ser encarada somente como estratégia para preservar este recurso para as futuras gerações.

Como já citamos aqui em nosso blog, o acúmulo de resíduos nos oceanos é alarmante, principalmente quando falamos do plástico. Na abertura do nosso programa "Ação Planeta Verde", mostramos que existem verdadeiras ilhas de micro plásticos formadas no oceano e seus impactos prejudicam tanto a vida marinha quanto o nosso dia a dia. As suas atividades rotineiras estão diretamente ligadas à preservação da água e do meio ambiente como um todo, cada gesto é crucial para mantermos os recursos naturais disponíveis para todos de forma justa e igualitária.