========== MAIN ========== -->

Confira dicas sobre como ensinar a sua ave a falar

07 Mar, 2019
Confira dicas sobre como ensinar a sua ave a falar

Esse é um exercício complexo que exige dedicação do dono e da ave, mas é extremamente gratificante para todos os envolvidos quando a ave começa a falar as primeiras palavras.

Hoje vamos falar dos métodos que são utilizados para facilitar o processo de aprendizagem. É preciso entender que nem todas as espécies possuem habilidade para a fala. Dentre as que geralmente desenvolvem essa habilidade estão: Papagaio do Congo; Papagaios Sul-Americanos; Cacatuas, Eclectus, Ring Necks, Mainás e Araras. Isso não quer dizer que apenas aves destas espécies podem falar, e muito menos que todas as aves dessas espécies com certeza irão falar: tudo irá depender do estímulo utilizado e da capacidade de cada indivíduo. Calopsitas podem aprender a assobiar com facilidade, entretanto, assim como os periquitos australianos, estas não são as aves mais habilidosas para imitar a voz humana. Porém mesmo estas aves podem falar: tudo dependerá de sua dedicação e d o estímulo correto.

O primeiro passo é estabelecer uma relação de confiança com a sua ave: procure interagir diariamente com ela, isso irá fortalecer o laço entre vocês e fazer com que a ave se acostume com a sua voz.

Assim como outros pets, as aves precisam de treinos que tenham frequência regular. Faça uma rotina com treinos de cerca de 5 minutos, de 2 a 5 vezes por dia. Caso seja necessário, utilize gravações com as palavras que você gostaria que ele falasse. É preciso ter a sensibilidade de notar se a ave está reagindo bem à quantidade de treinos diários ou se está a incomodando.

Comece ensinando palavras fáceis, mais curtas e com sílabas simples. Procure sempre repetir essas palavras quando estiver próximo da sua ave, se possível associando com situações específicas, por exemplo, diga ‘’sobe’’ sempre que você levantar a ave, ou ‘’desce’’ quando abaixá-la. Isso fará ela associar palavras e movimentos.

Ofereça recompensas exatamente após sua ave realizar aquilo que você deseja ensinar, oferecendo carinho ou algum alimento apetitoso quando ela acerta - um pequeno pedaço da fruta preferida costuma dar bons resultados. Evite dar recompensas quando ela não estiver falando.

Você pode iniciar ensinando sílabas separadas, e com o tempo ir juntando-as para formar as palavras, e a seguir juntar palavras para formar sentenças, assim como os seres humanos. Utilizar intonação de voz diferenciada ou eventualmente cantar também facilita o processo de aprendizagem, e desta forma as aves acabam tendo maior facilidade em assimilar.

E por fim, seja muito paciente, procure entender o tempo da sua ave e respeite suas limitações. Cada indivíduo possui as suas particularidades e é preciso compreende-las e respeitá-las.