========== MAIN ========== -->

Saiba mais sobre o lazer e a interação das aves

28 Feb, 2019
Saiba mais sobre o lazer e a interação das aves

Quem já possui ou conviveu um tempo com uma ave sabe muito bem disso, mas muitas pessoas não sabem que as aves também têm hábitos de interagir e são grandes brincalhonas.

Os psitacídeos estão entre as aves mais brincalhonas, mas isso não quer dizer que as outras famílias também não tenham seus momentos de descontração.

Um outro ponto que os psitacídeos se destacam é a sua habilidade de aprender algumas palavras, e ensinar se torna um passatempo muito prazeroso para todos os envolvidos. Alguns animais chegam a aprender músicas e passam a cantá-las.

O ambiente que você proporciona a ave está diretamente ligado a essas habilidades. Ela precisa estar confortável e ter qualidade de vida para que tenha disposição para brincar, caso contrário sua atenção estará focada em outras coisas. Viveiros espaçosos e poleiros adequados para o tamanho da ave são pontos primordiais, dessa forma você poderá realizar brincadeiras como esconder o alimento em algum brinquedo ou local pouco visível para ela, isso irá estimulá-la a se dedicar a procurar o alimento.

Você também pode e deve entrar na brincadeira, procure interagir, mas sempre respeitando o espaço e o tempo da sua ave. Respeite os sinais que ela te dá e não force nenhuma ação que ela não queira fazer naquele momento. Pratique treinamentos periodicamente e ofereça alimento como forma de recompensa.

É muito importante que a ave tenha brinquedos a disposição, lembre-se de optar por brinquedos feitos de materiais naturais, para que não tenham tintas tóxicas. Procure variar os brinquedos para manter o interesse e despertar a curiosidade.