========== MAIN ========== -->

Calopsitas: Saiba mais sobre suas cores e mutações

31 Jan, 2019
Calopsitas: Saiba mais sobre suas cores e mutações

A calopsita originalmente apresentava somente a coloração cinza, sendo que nesta cor é possível distinguir visualmente as diferenças entre machos e fêmeas quando as aves são adultas. Com cerca de seis a nove meses, as Calopsitas realizam a troca das penas pela primeira vez, com a plumagem se tornando mais colorida e com diferenças entre os sexos.

Os machos cinza costumam ter uma plumagem do corpo mais escura, tendendo ao cinza chumbo ou preto. Têm penas com cores mais marcantes na face, com manchas alaranjadas vívidas se destacando num rosto amarelo brilhante. Costumam cantar e vocalizar bastante, aprendendo a assobiar músicas com facilidade.

Nas fêmeas a plumagem do corpo é mais clara, e apresentam marcas ou listras horizontais alternando cinza, cinza escuro e amarelo na parte debaixo das penas da cauda. O rosto da fêmea tem manchas laranjas mais claras, geralmente contra um fundo cinza, que pode apresentar um ligeiro amarelo muito suave.

Após centenas de gerações sendo criadas em ambiente doméstico, naturalmente ocorreram mutações que alteravam a coloração das penas das aves. Atualmente, a calopsita apresenta pelo menos 15 mutações distintas, que podem ser combinadas em uma variada diversidade de cores.

As mutações de cores primárias mais frequentes são: Arlequim, Lutino, Canela, Pérola e Cara Branca. Com a possibilidade de combinação entre estas mutações, surge a possibilidade da existência de diferentes cores: Albino, Pérola canela, Arlequim cara branca, entre outras.

As calopsitas canelas possuem uma coloração cinza mais clara em relação as calopsitas cinzas. Os Arlequins apresentam regiões do corpo com penas completamente amarelas, intercaladas com regiões onde existe a presença de penas que apresentam pigmentação melânica de cor cinza. Lutinos são calopsitas totalmente amarelas, com olhos vermelhos e bochechas alaranjadas. As Calopsitas de cara branca não apresentam qualquer pigmento amarelo ou laranja na plumagem, e os machos cinza ficam com as penas da face completamente brancas.

As Calopsitas pérolas nascem com a plumagem salpicada de amarelo e cinza, onde cada pena apresenta uma grande parte amarela intercalada com um contorno cinza, quando sobrepostas as penas geram um aspecto mosqueado à coloração da plumagem. Os machos pérolas, conforme vão ficando adultos, perdem a característica perolada da cor e tornam-se cinzas.

Algumas das mutações, especialmente quando combinadas, podem dificultar ou impedir a diferenciação visual de machos e fêmeas, por isso muitas vezes é recomendado realizar um exame de sexagem por DNA se deseja saber o sexo de sua calopsita. Existem ainda mutações menos conhecidas, como: Fulvo, Pastel, Esmeralda, Prata Recessivo, Prata dominante, Platinum, Bochecha amarela.