========== MAIN ========== -->

Por que os papagaios falam?

06 Oct, 2016
Por que os papagaios falam?

Ainda é um enigma para a ciência se os papagaios realmente entendem o que eles estão dizendo, mas que eles possuem essa capacidade não há o que questionar. Em vida livre os papagaios utilizam os cantos para se comunicarem e até mesmo dispersarem e enganarem os inimigos. Em ambiente fechado, eles passaram a utilizar essa habilidade para reproduzirem o que é dito pelos humanos, logo eles passam a repetir o que é falado, criando assim uma gama de palavras.

Mas a explicação fisiológica para tal feito passa por uma combinação de fatores. A primeira é a siringe, uma membrana que outras aves também possuem, localizada entre a traqueia e os brônquios, que com o auxílio de duas câmaras realizam dois sons ao mesmo tempo, criando dessa forma a variação sonora, formando palavras. Mesmo sem cordas vocais, a sua língua longa permite a emissão desses sons pois ela forma diferentes maneiras de emissão do ar, através de movimentos pequenos.

Essas aves emitem sons para interação social, ou seja, elas se identificam através desses sons, tornando uma identidade de cada uma. As aves ensinam esses sons para os filhotes, logo após 3 ou 4 semanas de vida, justamente para se encontrarem com facilidade em grandes grupos. Entre os humanos, a finalidade torna-se a mesma, emitindo sons como uma ação de estímulo-resposta, eles buscam corresponder e serem correspondidos aos seus chamados.