========== MAIN ========== -->

Ave como Pet - Saiba mais sobre esta relação

06 Dec, 2018
Ave como Pet - Saiba mais sobre esta relação

A amizade do homem com as aves é algo que atravessou milhares de anos, e hoje em dia ela só se fortalece, pesquisas indicam que o número de pessoas que optam em ter uma ave como pet só cresce a cada ano. Com a redução do espaço físico das casas veio o aumento da presença de animais menores nas famílias brasileiras, e as aves estão entre esses novos companheiros.

As chamadas “aves de contato”, que são as calopsitas, papagaios, periquitos, entre outras, são as mais procuradas para entrarem para a família. Muitas vezes as aves tornam-se grandes amigas dos outros animais de estimação da casa, mas geralmente escolhem um dos humanos para ser seu preferido e em alguns casos só ele é que poderá acariciar a ave. Além das aves de contato, outros dois grupos podem ser criados como pets, que são as aves de canto, como o canário, e as aves ornamentais, como diamante gould e mandarim.

As aves de contato possibilitam o manuseio, podendo ficar soltas pelo ambiente em partes do dia, sempre sob supervisão do dono. Inclusive elas têm a capacidade de aprender palavras, algumas chegam a formular pequenas combinações de palavras. Já as ornamentais e de canto não são manuseáveis, precisando de bastante espaço para movimentação em sua gaiola.

Ao escolher a gaiola é preciso levar em conta os hábitos da espécie, verifique se a espécie que você deseja tem mais costume de explorar a gaiola por inteira, passando pelas grades e poleiros, ou se tem o costume de alternar de um ponto a outro, para que você ofereça bastante espaço entre os poleiros, facilitando a movimentação.

É sempre muito importante manter a higiene da gaiola em dia, oferecendo diariamente água e alimentação específica para cada espécie, para que não haja nenhuma deficiência nos nutrientes que a sua ave necessita ingerir. Deixe brinquedos para distração e entretenimento, o tédio causa stress e pode causar problemas maiores no futuro.