========== MAIN ========== -->

Ação Planeta Verde - Poluição Plástica e as Ilhas de lixo nos Oceanos

21 Nov, 2018
Ação Planeta Verde - Poluição Plástica e as Ilhas de lixo nos Oceanos

Diariamente, milhares de toneladas de lixo são geradas nas diferentes regiões do planeta e grande parte delas é composta de materiais plásticos descartáveis, os chamados plásticos de uso único. Estes materiais utilizam grande quantidade de recursos para serem produzidos (em especial água) e têm vida útil extremamente curta, às vezes de apenas alguns segundos ou minutos, como os canudos e copos plásticos descartáveis. E pra piorar o cenário, estes materiais plásticos não são biodegradáveis!

Desta forma, uma parte do lixo produzido vai parar nos lixões ou aterros sanitários, contaminando os solos e lençóis freáticos, e a maior parte, descartada de maneira inadequada, vai parar nos rios, que seguem seu curso natural e despejam por ano milhões de toneladas de lixo plástico nos mares e oceanos.

Uma vez nos mares, estes milhões de toneladas de material plástico são levados pelas correntes marítimas a lugares específicos dos oceanos e são acumulados em regiões de grandes extensões denominadas Ilhas ou Continentes de Lixo. Temos 3 regiões ao redor do globo que acumulam uma gigantesca quantidade deste lixo: no Oceano Pacífico, no Oceano Atlântico Norte (próximo ao Caribe) e no Oceano Índico (próximo à Indonésia e à costa oeste da Austrália).

Destas 3 regiões, a mais extensa é a Grande Mancha de Lixo do Pacífico, hoje em dia já chamada de um Novo Continente, devido ao imenso volume de lixo que acumula: cerca de 90.000 toneladas, segundo a revista científica Scientific Reports. Este volume equivale ao peso de 500 jatos jumbo e a extensão deste continente de lixo é 3 vezes maior do que o território da França.

Para saber mais sobre a Grande Mancha de Lixo do Pacífico e as ilhas de lixo, assista aos vídeos:

Um Novo Continente Foi Descoberto no Oceano Pacífico

https://www.youtube.com/watch?v=ig39btuTpfU

Onda de Lixo na República Dominicana

https://www.youtube.com/watch?v=-Q-E3ATYnsk

Um Mergulho No Lixo nas Ilhas da Indonésia

https://www.youtube.com/watch?v=UbNj5WLSxcg