========== MAIN ========== -->

Veja aqui como saber qual é o sexo da sua ave?

25 Oct, 2018
Veja aqui como saber qual é o sexo da sua ave?

Muitas pessoas se perguntam como é possível saber qual é o sexo das aves quando falamos sobre a criação delas. E tal dúvida surge, pois em muitas espécies, como nos papagaios, araras e trinca-ferros por exemplo, não existem diferenças externas na cor e/ou tamanho das aves que possam distinguir machos e fêmeas. Já outras espécies, como os periquitos australianos e ingleses, as calopsitas (com a cor selvagem) e muitas espécies de passeriformes (azulões, curiós, coleiros, entre outros) apresentam dimorfismo sexual.

Como na maioria das espécies que apresentam dimorfismo esta diferenciação sexual se dá apenas quando o indivíduo jovem está se tornando adulto ou quando a ave atinge a maioridade sexual, é especialmente importante para os criadores de aves saberem com certeza qual o sexo delas ainda quando filhotes para poderem organizar o seu plantel e programar os cruzamentos.

Antigamente, os procedimentos necessários para a determinação do sexo de uma ave eram invasivos, caros e difíceis de serem realizados, e obrigatoriamente precisavam ser feitos por um médico veterinário especializado. Entretanto, desde o surgimento da técnica de PCR (Reação em Cadeia da Polimerase), foi desenvolvida a técnica de sexagem de aves por DNA que apresenta uma precisão de acerto superior a 99,9%. Neste exame, pesquisa-se a presença ou a ausência de um pedaço de um gene específico que fica nos cromossomos sexuais das aves, dando a exatidão no resultado.

As grandes vantagens deste tipo de sexagem são: o baixo custo, a facilidade na obtenção das amostras, a rapidez e a confiabilidade na obtenção dos resultados, e o fato de que ele pode ser realizado com aves de qualquer idade, desde o 1º dia de vida. Como já citado, a obtenção das amostras para a realização da sexagem por DNA é mais simples, pois ela não precisa ser feita apenas com amostras de sangue, mas também de penas, membranas do ovo e outras, pois qualquer amostra biológica da ave, mantida nas condições ideais e corretas, tem DNA a ser analisado, pois este está presente em todas as células de um organismo. Hoje em dia, para facilitar ainda mais a vida dos criadores e donos de aves, os laboratórios oferecem kits para sexagem que podem ser recebidos e enviados de volta pelos Correios. E os resultados obtidos continuam apresentando confiabilidade superior a 99,9%.

É necessário ressaltar que a sexagem de aves por DNA não é importante apenas para os criadores de aves e para aqueles donos que querem dar nome às suas aves pets, mas ela é imprescindível para os projetos de conservação e reprodução ex situ de espécies ameaçadas de extinção.