========== MAIN ========== -->

Similaridades entre pássaros e crianças no aprendizado da fala

20 Sep, 2018
Similaridades entre pássaros e crianças no aprendizado da fala

Os bebês começam a falar a partir da repetição de sílabas iguais, em seguida vão misturando algumas variações dessas sílabas, mas pesquisadores tentam entender o que os motivam a falar desse jeito e por que seguem esse processo.

Para entender essas questões pesquisadores da linguagem infantil e peritos em canto de pássaros atuaram juntos em um estudo que sugere que as transições entre as sílabas são o fator crucial para a construção da fala.

- Descobrimos que o balbuciar não se resume a aprender sons, mas também as transições entre os sons - afirmou a principal autora, Dina Lipkind, pesquisadora de Psicologia do Hunter College, em Nova York.

Inicialmente os estudos não tinham nenhuma ligação com seres humanos, eles eram focados apenas nos pássaros.

- Nunca pensei que iríamos aprender algo sobre a fala humana - afirmou Ofer Tchernichovski, pesquisador de canto de pássaros da instituição nova-iorquina.

Ofer e Dina tinham como objetivo ensinar pássaros jovens a trocarem a ordem das sílabas de canções, eles reproduziam o canto de um pássaro adulto, depois ensinavam a mesma canção porém com as sílabas em ordem diferente. Os pássaros apresentavam grande dificuldade em aprender a nova canção, demoravam semanas, indicando que a dificuldade está no aprendizado das transições, e não das sílabas em si.

Foi então que Tchernichovski e Gary Marcus, pesquisadores de linguagem infantil, se perguntaram se a dificuldade em dominar as transições das sílabas nos pássaros canoros também seria válida para crianças humanas.

Os dois analisaram uma série de gravações de balbucios e descobriram que os nenéns humanos, ao introduzirem uma nova sílaba em seu repertório, primeiro a repetem seguidamente ("bê-bê-bê-), em seguida vão a colocando no início ou fim de sequências de sílabas ("bê-bá-bá- ou "bá-bá-bê-), e por último intercalam entre outras sílabas ("bá-bê-bá-).

Em termos evolutivos, pássaros e humanos são distantes, e os pássaros empregam o canto de um jeito diferente do que utilizamos na fala. Mas é preciso levar em conta alguns paralelos que vêm sendo notados.

Pássaros e humanos organizam o aprendizado das sílabas de maneira semelhante e são “alunos vocais” – os pássaros aprendem a cantar com um pássaro adulto, e os humanos aprendem a falar com os pais.

Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/educacao-e-emprego/noticia/2013/07/passaros-revelam-a-ciencia-misterios-do-aprendizado-da-fala-4199683.html