========== MAIN ========== -->

Saiba um pouco mais sobre a temperatura das aves

13 Sep, 2018
Saiba um pouco mais sobre a temperatura das aves

Você sabia que a temperatura corporal média das aves é maior quando comparada à temperatura média dos mamíferos? Enquanto no ser humano a temperatura corporal em situações normais varia entre 36,0 a 37,5°C, nas aves a temperatura normal está entre 40° e 42°C, podendo haver elevação em 1°C ou 2°C durante o período de incubação.

Por serem capazes de regular a temperatura do seu corpo independente da temperatura externa, as aves, assim como os mamíferos, são chamadas de animais homeotérmicos. As células dos organismos vivos necessitam de energia para realizar os seus processos de crescimento e manutenção vital, e a temperatura corporal de aves e mamíferos provém destes processos metabólicos celulares capazes de gerar calor através da oxidação da glicose.

Outro ponto característico das aves, e que auxilia no processo de manutenção da temperatura, é a camada de penas que recobre a maior parte do organismo das aves. Quando a temperatura está baixa, as aves mantém as penas arrepiadas, aumentando a quantidade de ar retido entre elas, e criando uma camada que funciona como isolante térmico. Manter as penas eriçadas também pode ser um sinal de alerta, especialmente se associada à apatia ou olhos fechados, indicando que a ave está doente, tentando elevar a temperatura corporal.

Já quando a temperatura ambiente está alta, as penas ficam próximas do corpo, diminuindo o isolamento térmico e possibilitando maior contato da pele com o ar, favorecendo a perda de calor do organismo da ave ao ambiente. Nestas condições, a respiração do animal também se torna mais acelerada.

Os pés também fazem parte desse processo, pois eles possuem um mecanismo de contracorrente sanguínea, onde os vasos sanguíneos que levam sangue em direção aos pés são envoltos por outros que fazem essa função no sentido contrário, levando o calor para o corpo.