========== MAIN ========== -->

Entenda mais sobre a linguagem corporal das aves

30 Aug, 2018
Entenda mais sobre a linguagem corporal das aves

Além de enriquecer a relação que você tem com a sua ave, saber interpretar a linguagem corporal é uma forma de demonstrar um cuidado melhor. Mas a linguagem corporal é mais complexa e ampla do que imaginamos.

Com base na linguagem corporal das aves, podemos identificar problemas de saúde e tristeza, mas também podemos identificar aspectos de felicidade e saúde. Geralmente, a ave, quando saudável, apresenta uma postura ereta, suas penas possuem coloração vivas e organizadas, demonstração de afeto ao parceiro/tutor e em alguns casos, até apresentar uma dança (movimentando o corpo de um lado para o outro, muitas vezes acompanhado de movimentos com as asas e a cabeça).

Penas eriçadas, agressividade, postura mais arqueada, contração de pupilas, manter os olhos fechados ou semifechados e não responder aos estímulos do ambiente, apatia, sonolência e diminuição da vocalização são alguns sinais apresentados por aves que estão doentes, com dores ou com desconfortos, e em casos mais graves, permanecem no fundo da gaiola.

Ao notar esses sinais de desconforto, dor ou doença, leve a ave ao seu médico veterinário o mais breve possível, para que exames sejam realizados a fim de descobrir o motivo e ajudar a ave.