========== MAIN ========== -->

Veja mais informações sobre o sono das aves

23 Aug, 2018
Veja mais informações sobre o sono das aves

As pesquisas sobre o sono dos pássaros costumam relevar coisas importantes acerca dos humanos. Existem aves de algumas espécies que dormem apenas 1h por dia, cochilando em voo ou dormindo com apenas um lado do cérebro.

O americano Niels Rattenborg pesquisa sobre o sono dos pássaros há mais de 20 anos e já escreveu diversos artigos relevantes sobre o tema. Uma espécie analisada pelo pesquisador foi o maçarico-de-colete, durante o período de acasalamento, o macho dorme pouco, apenas 1h por dia. E o principal motivo para isso é a busca pelo máximo de fêmeas para copular, ou seja, os machos competem cerca de 23h por dia pelas fêmeas.

Há também algumas espécies que tem a capacidade de dormir quando estão pairando sobre os ares, como é o caso das aves pertencentes à família Fregatidae, que podem chegar até o estágio de sono REM (rapid eye movement). Uma ave desta família, que vive sobrevoando o mar, pode ficar até 10 dias sem pousar e dormindo, em média, apenas 42 minutos por dia. Aves como os pássaros de fragatas e os patos, por exemplo, conseguem dormir utilizando apenas metade do cérebro e com um olho aberto, a fim de manter a atenção aos predadores e, em outros pássaros, para não ocorrer uma colisão.